-
Tecnologias Digitais na Educaçãov. 8 n. 3 (2024)
O presente dossiê, fruto de pesquisas desenvolvidas no curso de especialização em Tecnologias Digitais na Educação, representa um marco significativo para a comunidade acadêmica do Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES. Ao reunir trabalhos de conclusão de curso de alunos e pesquisadores, na sua maioria professores e técnicos administrativos da própria instituição, a publicação demonstra o compromisso da UNIFIMES com a inovação e a qualificação profissional. A crescente importância das tecnologias digitais na educação contemporânea torna esse tema ainda mais relevante, impulsionando a busca por novas metodologias e ferramentas que possam enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.
Organização:
Prof. Dr. Evandro Salvador Alves de Oliveira (UNIFIMES)
Profa. Ma. Marilaine de Sá Fernandes (UNIFIMES)Organização do fluxo contínuo:
Profa. Dra. Kyldes Batista VicenteAgosto de 2024.
-
EDIÇÃO ESPECIAL: Intervenção e Ação na Educação Infantilv. 8 n. 2 (2024)
Em 2024 o Grupo de Estudos e Pesquisas GEPEID (Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância & Docência completa 09 anos de existência, está vinculado ao NEIUFMA (Núcleo de Educação e Infância da Universidade Federal do Maranhão) e ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB. O NEIUFMA foi criado em 07 de julho de 2011, no I Seminário do Núcleo. Já no II Seminário do NEIUFMA (20 de março de 2015), ocorreu o lançamento dos Grupos de Estudos e Pesquisas, intitulados GEPEID, GEPAI e GEPEVI.
O referido Grupo de Estudos e Pesquisas (GEPEID) discute os processos de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, a formação dos seus profissionais, a partir da perspectiva histórica, e, resgata a formação e atuação docente no Maranhão, desde a criação das primeiras escolas normais até os dias atuais e demais temas
contemporâneos ligados à Educação Infantil. Composto por estudantes de Graduação, Pós-graduação, docentes da educação Básica, ao longo desses 09 anos o grupo tem imergido no universo da Infância e da Educação Infantil, estudando, debatendo, produzindo conhecimento sobre essa etapa da educação básica, contribuindo com o debate nacional e especialmente regional da temática em tela.
Nesta edição especial, apresentamos escritos dos seus membros desenvolvidos durante o ano de 2023, através da pesquisa de intervenção, que traz a baila seus resultados em formato de artigos. Assim, desejamos aos leitores dessa edição especial uma profícua e prazerosa leitura.Organização:
Prof. Dr. José Carlos de MeloOrganização do fluxo contínuo:
Profa. Dra. Kyldes Batista VicenteAbril de 2024.
-
EDIÇÃO ESPECIAL: Dossiê 20 anos de Gepce/minorias e as pesquisas sobre educação, currículo, gênero, formação na Amazônia nortistav. 8 n. 1 (2024)
As comunicações de pesquisas, são ensaios, que tematizam educação, currículo, gênero, formação de professoras/es foram apresentados no Simpósio híbrido (presencial e online), foram submetidas, avaliadas e aprovadas no formato de resumos expandidos, que ocorreu de 24 a 26 de junho de 2022, na UFT campus de Palmas. Além das comunicações orais dos trabalhos, foi realizada a conferência presencial de abertura com o título: Currículo pós-crítico e a pesquisa implicada de base fenomenológica com minorias sociais, uma mesa-redonda presencial intitulada: Currículo festivo e a trajetória de estudos e possibilidades de pesquisa em lazer e recreação e a conferência presencial magna sobre Método qualitativo de pesquisa em educação.
Os textos são um convite à reflexão sobre o campo do currículo, um repensar da área de educação, assim como promoção de um debate sobre gênero e formação de professoras/es na Amazônia nortista.
Organização:
Prof. Dr. Damião Rocha – UFT
Prof.ª Dr.ª Lucélia de Moraes Braga Bassalo – UEPA
Prof. Ms. Marcos Irondes Coelho – SEDUC/TOJaneiro de 2024.
-
v. 7 n. 4 (2023)
Neste número, estão publicados os artigos recebidos em fluxo contínuo.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
Dezembro de 2023
-
v. 7 n. 3 (2023)
Neste número, estão publicados os artigos recebidos em fluxo contínuo.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
Agosto de 2023
-
História Social, Política, Econômica e Cultural: trajetórias acadêmicasv. 7 n. 2 (2023)
A Edição Especial da Revista MULTIDEBATES – História Social, Política , Econômica e Cultural que ora entregamos ao domínio público é fruto do esforço conjunto dos alunos e professores orientadores do Curso de História (Parfor) no município de Grajaú, Estado do Maranhão, e demonstra a competência e o comprometimento dos integrantes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/UFMA) na modalidade presencial, instituído para atender ao disposto no artigo 11, inciso III, do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, implantado em regime de colaboração entre a União (por meio da Capes), os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e Instituições de Educação Superior (IES).
Organização:
Prof. Dr. José Carlos de Melo – UFMA
Prof.ª Dr.ª Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo - UFMAAbril de 2023.
-
EDIÇÃO ESPECIAL: Matemática, Ciências, Tecnologia e Educação: desafios do mundo contemporâneo da Regional 2v. 7 n. 1 (2023)
Esta edição especial traz a temática discutida no IV Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC) destacando o tema: Matemática, Ciências, Tecnologia e Educação: desafios do mundo contemporâneo da Regional 2, que é constituída pelos estados do Ceará, Maranhão e Piauí. A IV edição do evento aconteceu na Universidade Federal do Maranhão no Campus do Bacanga, em São Luís, no período de 21 a 25 de novembro de 2022.
Organização:
Prof. Dr. José Carlos de Melo – UFMA
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente - UNITOP
Prof.ª Dr.ª Valeska Martins de Souza - UFMAJaneiro de 2023.
-
v. 6 n. 3 (2022)
Neste número, são publicados os artigos recebidos em fluxo contínuo.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
Dezembro de 2022
-
Programa de Iniciação Científica - PROICv. 6 n. 2 (2022)
Este número da revista Multidebates, uma publicação quadrimestral do Centro Universitário ITOP – Unitop, traz artigos resultantes das pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Iniciação Científica – Proic. Os artigos refletem o trabalho de pesquisa de iniciação científica, bem como os esforços desta instituição para consolidação da pesquisa juntamente com o ensino, a extensão e a pós-graduação.
Organização:
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
Agosto de 2022
-
v. 6 n. 1 (2022)
O presente número da Revista Multidebates traz as publicações das áreas diversas, reafirmando o seu caráter interdisciplinar. A equipe editorial da Revista Multidebates agradece aos autores e avaliadores que apreciam os artigos e nos auxiliam a fazer uma revista cada vez maior. Almejamos uma excelente leitura!
Organização:
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente
Abril de 2022.
-
A Educação Básica em debate: velhos dilemas, novos desafios contemporâneosv. 5 n. 4 (2021)
A Revista Multidebates, vem trazer à baila o presente dossiê intitulado “A Educação Básica em debate: velhos dilemas, novos desafios contemporâneos” que teve por objetivo discutir a Educação e suas modalidades de ensino, englobando as suas diversas etapas. Conglomerando as diversas áreas do conhecimento, para compô-lo, os artigos aqui apresentados são oriundos de pesquisas, revisão de literatura que vem demonstrar que sempre se faz necessário essa discussão desses desafios na educação em especial na atualidade pois se constituem um tema que pode ser abordado por diversas vertentes. Como por exemplo da educação Infantil, educação especial e da educação ambiental, da formação inicial e continuada dos educadores, da gestão, não podendo deixar de lado os desafios do uso das tecnologias no momento pandêmico em qual ainda estamos atravessando e ficará registrado nos anais da educação.
Desejamos que essa edição possa suscitar reflexões, debates e mudanças significativas no agir e pensar da educação na contemporânea. Uma excelente leitura!
Organização:
Profa. Dra. Elizângela Inocêncio Mattos – UFT
Prof. Dr. José Carlos de Melo – UFMA
Prof. Dr. Vlademir Marim – UFUDezembro de 2021.
-
v. 5 n. 3 (2021)
Apresentamos à comunidade acadêmica, neste volume 5, número 3, da Revista Multidebates vinte e três artigos, um ensaio e uma resenha, que versam sobre temática livre. Nos artigos aqui publicados temos experiências de pesquisa realizados em diversas universidades brasileiras, de estudantes e professores que têm se dedicado à contribuição à ciência no país. A equipe editorial da Revista Multidebates agradece aos autores e aos avaliadores que apreciam os artigos e nos auxiliam a fazer uma revista cada vez maior.
Almejamos uma excelente leitura!Organização:
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista VicenteAgosto de 2021.
-
Desafios dos Profissionais de Saúde na Contemporaneidadev. 5 n. 2 (2021)
Neste momento em que os profissionais de saúde estão sendo solicitados e em busca de atender à sociedade, expostos a tantos riscos, a equipe editorial da Revista Multidebates vem contemplar as pesquisas dessa área como forma de divulgar suas ações, bem como registrar que, mesmo em um contexto de pandemia, a preocupação com as áreas diversas dentro da grande área de saúde não são esquecidas.
Organização:
Prof. Me. Martin Dharlle Oliveira Santana
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista VicenteAbril de 2021.
-
Educação na Contemporaneidade e seus múltiplos olharesv. 5 n. 1 (2021)
A educação na contemporaneidade e seus múltiplos olhares, é mais um dos novos dossiês da revista Multidebates que tem no seu escopo, publicar artigos nas áreas de estudos multidisciplinares. Os seus organizadores, acreditam que para esta transformação possa acontecer se faz necessário uma “revolução” na educação, onde todos entendam a educação como transformadora e reflexiva e não apenas alienante e que reproduz o desejo do império capitalista.
Organização:
Prof. Dr. José Carlos de Melo (UFMA)
Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente (ITOP, Unitins)
Prof.ª Dr.ª Lorena Carvalho Martiniano de Azevedo (UFMA)Fevereiro de 2021.
-
Programa de Iniciação Científica - Proicv. 4 n. 6 (2020)
Nesta edição, trazemos artigos advindos das pesquisas de iniciação científica realizadas na Faculdade ITOP no Programa de Iniciação Científica – PROIC. O referido programa é realizado com recursos próprios e vem sendo desenvolvido desde 2014 trazendo para a sociedade tocantinense resultados das pesquisas realizadas pelos alunos da graduação da IES.
Organização:
Ana Lúcia Brito dos Santos
Kyldes Batista VicenteDezembro de 2020.
-
EDIÇÃO ESPECIAL: Formação de Educadores em Matemática IIv. 4 n. 5 (2020)
Nesta edição especial são apresentados estudos desenvolvidos no PARFOR, Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, sobre a formação de professores em Matemática, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA.
Organização:
Prof. Dr. José Carlos de Melo
Profa. Dra. Kyldes Batista VicenteOutubro de 2020.
-
EDIÇÃO ESPECIAL: Formação de Educadores em Matemática Iv. 4 n. 4 (2020)
Nesta edição especial são apresentados estudos desenvolvidos no PARFOR, Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, sobre a formação de professores em Matemática, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA.
Organização:
Prof. Dr. José Carlos de Melo
Profa. Dra. Kyldes Batista VicenteOutubro de 2020.
-
v. 4 n. 3 (2020)
Para fortalecer o caráter multidisciplinar da Multidebates, neste número apresentamos onze artigos, um ensaio e duas resenhas, contemplando as áreas de Ciências Sociais; Ciências Humanas; Ciências Biológicas, Engenharias e de Ciências da Saúde.
Organização:
Profa. Dra. Kyldes Batista Vicente
Agosto de 2020.
-
EDIÇÃO ESPECIAL: Vida Universitária: saberes e vivênciasv. 4 n. 2 (2020)
A educação apresenta princípios que, além de reforçarem cada vez mais a responsabilidade sobre os saberes cognitivos adaptados à civilização, pois esses são as bases das competências do futuro, inserem, também, em seu escopo, a responsabilidade social.
Organização:
Prof. Dr. Pedro Demo (UnB)
Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (UNIS)Junho de 2020.
-
Políticas educacionais, currículos & formação docente: desafios em tempos de crisev. 4 n. 1 (2020)
Nessa direção foi proposto aos autores uma reflexão sobre os fundamentos legais da Educação em diversos níveis das Políticas Educacionais, desde suas implicações na Formação Docente, nas orientações curriculares e, por conseguinte, nas práticas educativas. Além disso, o papel do Estado e dos sistemas de ensino, nas políticas educacionais, a partir de um contexto brasileiro e contemporâneo.
Organização:
Profa. Dra. Cassia Fabiane de Souza (UFMT)
Prof. Dr. José Carlos de Melo (UFMA)
Profa. Dra. Maria Eloisa da Silva (UFPel)Abril de 2020.