• EDIÇÃO ESPECIAL: Dossiê 20 anos de Gepce/minorias e as pesquisas sobre educação, currículo, gênero, formação na Amazônia nortista
    v. 8 n. 1 (2024)

    As comunicações de pesquisas, são ensaios, que tematizam educação, currículo, gênero, formação de professoras/es foram apresentados no Simpósio híbrido (presencial e online), foram submetidas, avaliadas e aprovadas no formato de resumos expandidos, que ocorreu de 24 a 26 de junho de 2022, na UFT campus de Palmas. Além das comunicações orais dos trabalhos, foi realizada a conferência presencial de abertura com o título: Currículo pós-crítico e a pesquisa implicada de base fenomenológica com minorias sociais, uma mesa-redonda presencial intitulada: Currículo festivo e a trajetória de estudos e possibilidades de pesquisa em lazer e recreação e a conferência presencial magna sobre Método qualitativo de pesquisa em educação.

    Os textos são um convite à reflexão sobre o campo do currículo, um repensar da área de educação, assim como promoção de um debate sobre gênero e formação de professoras/es na Amazônia nortista.

    Organização:

    Prof. Dr. Damião Rocha – UFT
    Prof.ª Dr.ª Lucélia de Moraes Braga Bassalo – UEPA
    Prof. Ms. Marcos Irondes Coelho – SEDUC/TO

  • v. 7 n. 4 (2023)

    Neste número, estão publicados os artigos recebidos em fluxo contínuo.

     

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

    Dezembro de 2023

  • v. 7 n. 3 (2023)

    Neste número, estão publicados os artigos recebidos em fluxo contínuo.

     

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

    Agosto de 2023

  • História Social, Política, Econômica e Cultural: trajetórias acadêmicas
    v. 7 n. 2 (2023)

    A Edição Especial da Revista MULTIDEBATES – História Social, Política , Econômica e Cultural que ora entregamos ao domínio público é fruto do esforço conjunto dos alunos e professores orientadores do Curso de História (Parfor) no município de Grajaú, Estado do Maranhão, e demonstra a competência e o comprometimento dos integrantes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/UFMA) na modalidade presencial, instituído para atender ao disposto no artigo 11, inciso III, do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, implantado em regime de colaboração entre a União (por meio da Capes), os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e Instituições de Educação Superior (IES).

    Organização:
    Prof. Dr. José Carlos de Melo – UFMA
    Prof.ª Dr.ª Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo - UFMA

    Abril de 2023.

  • EDIÇÃO ESPECIAL: Matemática, Ciências, Tecnologia e Educação: desafios do mundo contemporâneo da Regional 2
    v. 7 n. 1 (2023)

    Esta edição especial traz a temática discutida no IV Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC) destacando o tema: Matemática, Ciências, Tecnologia e Educação: desafios do mundo contemporâneo da Regional 2, que é constituída pelos estados do Ceará, Maranhão e Piauí. A IV edição do evento aconteceu na Universidade Federal do Maranhão no Campus do Bacanga, em São Luís, no período de 21 a 25 de novembro de 2022.

    Organização:
    Prof. Dr. José Carlos de Melo – UFMA
    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente - UNITOP
    Prof.ª Dr.ª Valeska Martins de Souza - UFMA

    Janeiro de 2023.

  • v. 6 n. 3 (2022)

    Neste número, são publicados os artigos recebidos em fluxo contínuo.

     

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

    Dezembro de 2022

  • Programa de Iniciação Científica - PROIC
    v. 6 n. 2 (2022)

    Este número da revista Multidebates, uma publicação quadrimestral do Centro Universitário ITOP – Unitop, traz artigos resultantes das pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Iniciação Científica – Proic. Os artigos refletem o trabalho de pesquisa de iniciação científica, bem como os esforços desta instituição para consolidação da pesquisa juntamente com o ensino, a extensão e a pós-graduação.

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

    Agosto de 2022

  • v. 6 n. 1 (2022)

    O presente número da Revista Multidebates traz as publicações das áreas diversas, reafirmando o seu caráter interdisciplinar. A equipe editorial da Revista Multidebates agradece aos autores e avaliadores que apreciam os artigos e nos auxiliam a fazer uma revista cada vez maior. Almejamos uma excelente leitura!

     

    Organização:

    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

    Abril de 2022.

  • A Educação Básica em debate: velhos dilemas, novos desafios contemporâneos
    v. 5 n. 4 (2021)

    A Revista Multidebates, vem trazer à baila o presente dossiê intitulado “A Educação Básica em debate: velhos dilemas, novos desafios contemporâneos” que teve por objetivo discutir a Educação e suas modalidades de ensino, englobando as suas diversas etapas. Conglomerando as diversas áreas do conhecimento, para compô-lo, os artigos aqui apresentados são oriundos de pesquisas, revisão de literatura que vem demonstrar que sempre se faz necessário essa discussão desses desafios na educação em especial na atualidade pois se constituem um tema que pode ser abordado por diversas vertentes. Como por exemplo da educação Infantil, educação especial e da educação ambiental, da formação inicial e continuada dos educadores, da gestão, não podendo deixar de lado os desafios do uso das tecnologias no momento pandêmico em qual ainda estamos atravessando e ficará registrado nos anais da educação.
    Desejamos que essa edição possa suscitar reflexões, debates e mudanças significativas no agir e pensar da educação na contemporânea. Uma excelente leitura!


    Organização:
    Profa. Dra. Elizângela Inocêncio Mattos – UFT
    Prof. Dr. José Carlos de Melo – UFMA
    Prof. Dr. Vlademir Marim – UFU

    Dezembro de 2021.

  • v. 5 n. 3 (2021)

    Apresentamos à comunidade acadêmica, neste volume 5, número 3, da Revista Multidebates vinte e três artigos, um ensaio e uma resenha, que versam sobre temática livre. Nos artigos aqui publicados temos experiências de pesquisa realizados em diversas universidades brasileiras, de estudantes e professores que têm se dedicado à contribuição à ciência no país. A equipe editorial da Revista Multidebates agradece aos autores e aos avaliadores que apreciam os artigos e nos auxiliam a fazer uma revista cada vez maior.
    Almejamos uma excelente leitura!

    Organização:
    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

    Agosto de 2021.

  • Desafios dos Profissionais de Saúde na Contemporaneidade
    v. 5 n. 2 (2021)

    Neste momento em que os profissionais de saúde estão sendo solicitados e em busca de atender à sociedade, expostos a tantos riscos, a equipe editorial da Revista Multidebates vem contemplar as pesquisas dessa área como forma de divulgar suas ações, bem como registrar que, mesmo em um contexto de pandemia, a preocupação com as áreas diversas dentro da grande área de saúde não são esquecidas.

    Organização:
    Prof. Me. Martin Dharlle Oliveira Santana
    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente

    Abril de 2021.

  • Educação na Contemporaneidade e seus múltiplos olhares
    v. 5 n. 1 (2021)

    A educação na contemporaneidade e seus múltiplos olhares, é mais um dos novos dossiês da revista Multidebates que tem no seu escopo, publicar artigos nas áreas de estudos multidisciplinares. Os seus organizadores, acreditam que para esta transformação possa acontecer se faz necessário uma “revolução” na educação, onde todos entendam a educação como transformadora e reflexiva e não apenas alienante e que reproduz o desejo do império capitalista.

     

    Organização:

    Prof. Dr. José Carlos de Melo (UFMA)
    Prof.ª Dr.ª Kyldes Batista Vicente (ITOP, Unitins)
    Prof.ª Dr.ª Lorena Carvalho Martiniano de Azevedo (UFMA)

    Fevereiro de 2021.

  • Programa de Iniciação Científica - Proic
    v. 4 n. 6 (2020)

    Nesta edição, trazemos artigos advindos das pesquisas de iniciação científica realizadas na Faculdade ITOP no Programa de Iniciação Científica – PROIC. O referido programa é realizado com recursos próprios e vem sendo desenvolvido desde 2014 trazendo para a sociedade tocantinense resultados das pesquisas realizadas pelos alunos da graduação da IES. 

    Organização:
    Ana Lúcia Brito dos Santos
    Kyldes Batista Vicente

    Dezembro de 2020.

  • EDIÇÃO ESPECIAL: Formação de Educadores em Matemática II
    v. 4 n. 5 (2020)

    Nesta edição especial são apresentados estudos desenvolvidos no PARFOR, Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, sobre a formação de professores em Matemática, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA.

    Organização:

     Prof. Dr. José Carlos de Melo
    Profa. Dra. Kyldes Batista Vicente

     Outubro de 2020.

  • EDIÇÃO ESPECIAL: Formação de Educadores em Matemática I
    v. 4 n. 4 (2020)

    Nesta edição especial são apresentados estudos desenvolvidos no PARFOR, Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, sobre a formação de professores em Matemática, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA.

    Organização:

    Prof. Dr. José Carlos de Melo
    Profa. Dra. Kyldes Batista Vicente

     Outubro de 2020.

  • v. 4 n. 3 (2020)

    Para fortalecer o caráter multidisciplinar da Multidebates, neste número apresentamos onze artigos, um ensaio e duas resenhas, contemplando as áreas de Ciências Sociais; Ciências Humanas; Ciências Biológicas, Engenharias e de Ciências da Saúde.

    Organização:

    Profa. Dra. Kyldes Batista Vicente

    Agosto de 2020.

  • EDIÇÃO ESPECIAL: Vida Universitária: saberes e vivências
    v. 4 n. 2 (2020)

    A  educação apresenta princípios que, além de reforçarem cada vez mais a responsabilidade sobre os saberes cognitivos adaptados à civilização, pois esses são as bases das competências do futuro, inserem, também, em seu escopo, a responsabilidade social.

     

    Organização:

     Prof. Dr. Pedro Demo (UnB)
    Prof. Dr. Renan Antônio da Silva (UNIS)

     Junho de 2020.

  • Políticas educacionais, currículos & formação docente: desafios em tempos de crise
    v. 4 n. 1 (2020)

    Nessa direção foi proposto aos autores uma reflexão sobre os fundamentos legais da Educação em diversos níveis das Políticas Educacionais, desde suas implicações na Formação Docente, nas orientações curriculares e, por conseguinte, nas práticas educativas. Além disso, o papel do Estado e dos sistemas de ensino, nas políticas educacionais, a partir de um contexto brasileiro e contemporâneo.

     

     Organização:

    Profa. Dra. Cassia Fabiane de Souza (UFMT)
    Prof. Dr. José Carlos de Melo (UFMA)
    Profa. Dra. Maria Eloisa da Silva (UFPel)

    Abril de 2020.

  • v. 3 n. 2 (2019)

    Organização: Kyldes Batista Vicente

  • v. 3 n. 1 (2019)

    Organização: Kyldes Batista Vicente

  • v. 2 n. 2 (2018)

    Organização: Kyldes Batista Vicente

  • v. 2 n. 1 (2018)

    Organização: Kyldes Batista Vicente

  • v. 1 n. 2 (2017)

    Organização: Kyldes Batista Vicente

  • A Pesquisa na Iniciação Científica
    v. 1 n. 1 (2017)

    Organização: Kyldes Batista Vicente