USO DE TECNOLOGIAS DIGITAL NA GESTÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DA UNIFIMES PROCEDENTES DA PANDEMIA DO COVID-19

  • Juliene Rezende Cunha
  • Marilaine de Sá Fernandes UNIFIMES
  • Reuber da Cunha Luciano
Palavras-chave: Ensino Superior. Ensino remoto. Home office. Serviços digitais. Saúde mental.

Resumo

O ano de 2020 foi marcado por um evento inesperado e de proporções avassaladoras: a pandemia do COVID-19. As consequências foram sentidas em todos os âmbitos da sociedade, impactando drasticamente a vida das pessoas e paralisando diversas atividades. A educação não foi exceção: calendários escolares foram profundamente alterados e as atividades presenciais precisaram ser suspensas, exigindo rápidas adaptações para um novo cenário. As instituições de ensino superior (IES) foram lançadas em um mar de incertezas, obrigadas a repensar seus modelos pedagógicos, estruturas administrativas e relações com a comunidade acadêmica e externa. Neste contexto, este estudo propôs analisar os impactos do uso de tecnologias digital na gestão pedagógica e administrativa da UNIFIMES procedentes da pandemia do COVID-19, explorando as mudanças, os desafios, as lições aprendidas e as perspectivas para o futuro. Como metodologia, este estudo adotou uma pesquisa qualitativa envolvendo a análise de documentos oficiais como pareceres, resoluções, portarias e leis federais, estaduais e municipais, assim como da Instituição. A pandemia do COVID-19 teve um impacto significativo na UNIFIMES, tanto na gestão acadêmica quanto na administrativa. A instituição precisou se adaptar rapidamente a um novo cenário, implementando medidas para garantir a continuidade do ensino e a segurança de sua comunidade. A instituição se comprometeu com a oferta de um ensino de qualidade, com a promoção da saúde mental da comunidade acadêmica e com um atendimento de excelência para o público externo.

Referências

ALENCAR, Clea M. M. et all. Pandemia e os efeitos na educação superior: os desafios para a utilização das tics no contexto do ensino a distância. Revista Contemporânea, v. 5, n. 1 ǀ e-ISSN: 2675-2107. 2023. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/contemporanea/article/view/2259/1065. Acesso em: 04 mai. 2024.

BACICH, Lilian; NETO, Adolfo T.; TREVISANI, Fernando M. Ensino híbrido. Porto Alegre: Grupo A, 2015. E-book. ISBN 9788584290499. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788584290499/. Acesso em: 04 mai. 2024.

CARLOTA, Boto. Cultura digital e educação. São Paulo: Editora Contexto, 2023. E-book. ISBN 9786555412734. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555412734/. Acesso em: 04 mai. 2024.

FILATRO, Andréa; PORTO, Stella. Transformação digital na educação: guia rápido para líderes e gestores. São Paulo: SRV Editora LTDA, 2024. E-book. ISBN 9788571442467. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788571442467/. Acesso em: 11 mai. 2024.

GABRIEL, Martha Carrer C. Educar: A (r)evolução digital na educação. 1ª Edição. São Paulo: SRV Editora LTDA, 2013. E-book. ISBN 9788502204881. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502204881/. Acesso em: 11 mai. 2024.

GIL, Antonio C. Metodologia do Ensino Superior: Presencial, a Distância e Híbrido. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2023. E-book. ISBN 9786559773114. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559773114/. Acesso em: 18 mai. 2024.

GUIMARÃES, Joelma. Gestão educacional. Porto Alegre: Grupo A, 2017. E-book. ISBN 9788595020610. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595020610/. Acesso em: 18 mai. 2024.

GUSSO, Hélder L. et all. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e238957, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/8yWPh7tSfp4rwtcs4YTxtfr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em:18 mai. 2024.

OROFINO, Maria A. Liderança Para A Inovação: Como Aprender, Adaptar e Conduzir a Transformação Cultural Nas Organizações. Rio de Janeiro: Editora Alta Books, 2021. E-book. ISBN 9786555205534. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555205534/. Acesso em: 25 mai. 2024.

SOARES, Cristina. Metodologias ativas: uma nova experiência de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2021. E-book. ISBN 9786555550641. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555550641/. Acesso em: 25 mai. 2024.

TARJA, Sanmya F. Informática na Educação - O Uso de Tecnologias Digitais na Aplicação das Metodologias Ativas. São Paulo: SRV Editora LTDA, 2018. E-book. ISBN 9788536530246. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536530246/. Acesso em: 25 mai. 2024.
Publicado
2024-11-12