INTEGRAÇÃO DE MODELOS 3D INTERATIVOS NA ANATOMIA VETERINÁRIA:

UMA ABORDAGEM DIGITAL

  • Danilo Marques Oliveira Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES
  • Emília da Costa Garcia Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES
  • Joaquim Júlio de Almeida Júnior Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES
Palavras-chave: anatomia veterinária, aprendizagem ativa, biomodelos 3d

Resumo

Este estudo analisa os desafios enfrentados na implantação de modelos 3D na anatomia veterinária, explorando questões relacionadas à infraestrutura, custos, capacitação docente, ética e integração curricular. Os investimentos necessários em tecnologia e materiais são fundamentais para garantir o acesso adequado a equipamentos de impressão 3D de qualidade. Além disso, a capacitação dos educadores é crucial para a utilização eficaz desses modelos no ensino da anatomia veterinária. Os desafios financeiros associados à aquisição e manutenção dos equipamentos de impressão 3D representam um obstáculo para muitas instituições. É essencial estabelecer normas e padrões para o desenvolvimento e uso desses modelos, garantindo sua qualidade e eficácia educacional. Questões éticas relacionadas ao uso de modelos 3D na educação veterinária devem ser cuidadosamente consideradas e abordadas. A avaliação contínua do impacto dessas tecnologias na aprendizagem dos alunos é essencial para orientar futuras implementações e melhorias. Em resumo, superar os desafios associados à implantação de modelos 3D na anatomia veterinária demanda uma abordagem colaborativa e multidisciplinar, envolvendo educadores, profissionais de tecnologia e formuladores de políticas. A integração efetiva dessas ferramentas educacionais inovadoras tem o potencial de transformar positivamente o ensino e aprendizado da anatomia veterinária.

 Palavras-chave: anatomia veterinária, aprendizagem ativa, biomodelos 3d.

Biografia do Autor

Danilo Marques Oliveira, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

Mestre em Educação para Ciências e Matemática - IFG; Possui Especialização em Gestão e Docência Universitária - UNIFIMES Centro Universitário de Mineiros (2013). Graduação em Sistemas de Informação pela Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior (2008). Graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade Prominas de Montes Claros, PROMINAS (2023). Atualmente é membro do DEINFO - Departamento de Informática da UNIFIMES. É membro do Grupo Estudos, Pesquisas e Extensão Multidisciplinar (NEPEM, CNPq/UniFimes); Membro do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Laboratório de Negócios)

Emília da Costa Garcia, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

Graduada em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES, 2017. Pós-graduada em Anestesia Veterinária, Dor e Cuidados Paliativos - 2023. Mestre na Linha de Pesquisa: Reprodução, produção e nutrição animal - Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como veterinária no Centro Universitário de Mineiros e já foi professora por 6 anos na mesma instituição; milagarcia123@gmail.com

Joaquim Júlio de Almeida Júnior, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES

Pós-Doutorando na Universidade Estadual Paulista - UNESP; Doutor em Sistema de Produção pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2015). Mestre em Produção Vegetal pela Universidade de Rio Verde (2007). Especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior pela UniFIMES - Centro Universitário de Mineiros (2013) Graduação em Engenharia Agronômica pela ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (1996). Ex-presidente no Programa de Mestrado em Produção Vegetal do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - CONSEPE; Professor Titular na UniFIMES - Centro Universitário de Mineiros. Ministrando aula nos Cursos de ENGENHARIA AGRONÔMICA, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA FLORESTAL e ZOOTECNIA. Nas seguintes Disciplinas: Mecanização Agrícola; Máquinas e Implementos Agrícolas, Construções Rurais, Desenho Técnico, Topografia Geral, Tecnologia de Produção de Oleaginosas, Agricultura 3, Agricultura 4 e Introdução a Ciências Agrárias. Na UniRV Universidade de Rio Verde. Ministrei aula nos Cursos de ENGENHARIA AGRONÔMICA, ENGENHARIA MECÂNICA, ENGENHARIA AMBIENTAL E ZOOTECNIA. Nas seguintes Disciplinas: Mecanização Agrícola; Máquinas e Implementos Agrícolas, Instalações Agroindustrial, Organização e Pratica de Oficina Mecânica, Desenho Técnico e Topografia Geral e Introdução Pesquisa Operacional. Trabalho na docência superior a 10 anos. Tenho experiência na área de assistência técnica a campo comprovada de 10 anos, treinamento de pessoal e vendas, com ênfase em Ciências Agrárias, subáreas Máquinas e Implementos agrícolas e Mecanização Agrícola em Grandes Culturas.

Referências

ALVES, B. F. et al. Ambientes virtuais de aprendizagem: oportunidades e desafios na educação veterinária. Revista Brasileira de Educação em Medicina Veterinária, v. 10, n. 1, p. 13-20, 2022.

ALVES, C. L. et al. Tecnologias educacionais e disparidades no ensino superior: análise crítica e proposições. Revista Brasileira de Educação Aberta e a Distância, v. 23, n. 1, p. 75-88, 2022.

ASSIS NETO, Antonio Chaves de. (2023). Medicina Veterinária da USP amplia uso de impressão 3D no treinamento de alunos. [Depoimento a Cães&Gatos VET FOOD]. Cães & Gatos Vet Food. Sorocaba: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo. Disponível em: https://caesegatos.com.br/medicina-veterinaria-da-usp-amplia-uso-de-impressao-3d-no-treinamento-de-alunos/. Acesso em: 26 mar. 2024.

BERTTI1, J.V.P.; SILVEIRA, E.E.; ASSIS NETO, A.C. 2020. Reconstrução e impressão 3D do neurocrânio de cão com o uso de tomografia computadorizada como ferramenta para auxiliar no ensino da anatomia veterinária. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.72, n.5, p.1653-1658, 2020. doi.org/10.1590/1678-4162-11209

CAMPEIRO JUNIOR, L. D.; MAGALHÃES, J.A.N. DO N.; GOMES, R. L.; SANTOS, J. F. 2024. Avaliação da aplicabilidade da impressão de peças anatômicas em 3D e seu uso no curso de medicina veterinária do IFRO – campus Jaru. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.10, n.1, p. 2621-2635, jan., 2024. DOI:10.34117/bjdv10n1-161

CARVALHO, M. et al. Inovação pedagógica e inclusão: abordagens centradas no aluno na educação veterinária. Revista Brasileira de Ensino em Medicina Veterinária, v. 11, n. 2, p. 39-45, 2021.

CARVALHO, Yuri Karacas de. 2023. Educação moderna: O uso de modelos 3D para aprendizagem em medicina veterinária. Disponível em: < https://www.uff.br/?q=noticias/19-10-2023/ ducação-moderna-o-uso-de-modelos-3d-para-aprendizagem-em-medicina-veterinaria>. Acesso em: 13 Mai. 2024.

COSTA, A. L. et al. Cultura de reflexão crítica e ética na educação veterinária: desafios e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, n. 2, p. 129-138, 2021.

COSTA, M. R. Manutenção e atualização de tecnologias educacionais na formação veterinária: uma abordagem estratégica. Revista Brasileira de Educação Veterinária, v. 9, n. 1, p. 23-29, 2019.

FERREIRA, C. S. et al. Modelos 3D e equidade na educação veterinária: abordagens inclusivas. Revista de Ensino em Medicina Veterinária, v. 9, n. 4, p. 90-96, 2021.

FERREIRA, J. et al. Competências docentes para a utilização de modelos 3D em aulas de anatomia veterinária. Educação em Medicina Veterinária em Foco, v. 12, n. 3, p. 36-42, 2020.

GOMES, M. R. Desafios na criação de modelos 3D para educação veterinária: precisão anatômica e complexidade técnica. Revista de Informática em Educação Veterinária, v. 7, n. 2, p. 45-51, 2022.

MARTINS, A. R. et al. Formação ética e responsável no uso de tecnologias na educação veterinária. Educação em Medicina Veterinária em Foco, v. 13, n. 2, p. 34-41, 2022.
MARTINS, R. et al. Capacitação docente para a integração de tecnologias educacionais no ensino da medicina veterinária. Revista de Ensino em Medicina Veterinária, v. 10, n. 2, p. 50-57, 2022.

MASSARI, Catia Helena de Almeida Lima; SCHOENAU, Luciana Silveira Flores; CERETA, Andressa Daronco; MIGLINO, Maria Angélica. Tendências do Ensino de Anatomia Animal na Graduação de Medicina Veterinária. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 3, n. 2, p. 25–32, 2018. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v3i2p25-32. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/147906.. Acesso em: 13 maio. 2024.

MEDEIROS, A. P. Avaliação de impacto de tecnologias inovadoras na educação veterinária: análise e desafios. Revista Brasileira de Ensino em Veterinária, v. 12, n. 2, p. 65-72, 2023.

MELO, J. B. et al. Equidade e inclusão na educação veterinária: superando barreiras tecnológicas. Educação em Ciências Agrárias e Medicina Veterinária, v. 14, n. 2, p. 54-61, 2023.

MENDONÇA, L. A. et al. 2022. Modelos 3D interativos na educação em anatomia veterinária: uma abordagem inovadora para o ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Veterinária, v. 10, n. 3, p. 767-773, 2022.

NETO, J. P. Padrões e normatização para o uso de modelos 3D na educação veterinária: um desafio para o futuro. Revista Brasileira de Educação Veterinária, v. 11, n. 1, p. 13-18, 2023.

OLIVEIRA, J. M. et al. Dissecção de animais na formação de médicos veterinários: desenvolvimento de habilidades e competências práticas. Educação em Medicina Veterinária em Foco, v. 14, n. 1, p. 20-27, 2021.

OLIVEIRA, R. C. Integração curricular de tecnologias educacionais na formação veterinária: desafios e perspectivas. Educação em Medicina Veterinária: Tendências e Inovações, v. 6, n. 2, p. 30-38, 2022.

PEREIRA, J. R. Habilidades manuais e perceptivas no ensino de anatomia veterinária: abordagens práticas e inovadoras. Perspectivas em Educação Veterinária, v. 12, n. 1, p. 45-52, 2020.

PEREIRA, R. A. et al. Capacitação docente para o uso de modelos 3D: impacto no aprendizado de anatomia veterinária. Educação em Ciências Agrárias e Medicina Veterinária, v. 15, n. 1, p. 45-53, 2023.

REIS, Daniela; GOUVEIA, Beatriz; ALCÂNTARA, Brenda; SARAGIOTTO, Brunna; BAUMEL, et al. (2017). Biomodelos Ósseos Produzidos por Intermédio da Impressão 3D: Uma Alternativa Metodológica no Ensino da Anatomia Veterinária. Revista de Graduação USP. 2. 47. 10.11606/issn.2525-376X.v2i3p47-53.

RODRIGUES, P. S. et al. Integração de modelos 3D à dissecção no ensino de anatomia veterinária. Revista Brasileira de Educação Veterinária, v. 10, n. 1, p. 30-36, 2022.

RODRIGUES, T. S. et al. Avaliação da efetividade do uso de modelos 3D no aprendizado de anatomia veterinária. Cadernos de Educação Veterinária, v. 5, n. 1, p. 60-68, 2022.

SANTOS, J. R. et al. Ética e bem-estar animal na educação veterinária: o papel dos modelos 3D. Revista de Ensino em Medicina Veterinária, v. 10, n. 4, p. 89-95, 2022.

SANTOS, M. L. et al. Modelos 3D em diferentes metodologias de ensino de anatomia veterinária: abordagens práticas. Revista de Ensino em Medicina Veterinária, v. 9, n. 3, p. 80-86, 2021.

SILVA, A. M. et al. Dissecção animal: importância e implicações no ensino da anatomia veterinária. Revista de Ensino em Medicina Veterinária, v. 8, n. 3, p. 100-106, 2019.

SILVA, Andréia Santos; ALVES, Gustavo Henrique Varela Saturnino; FERREIRA, Alessandra Teles Sirvinskas; FRAGEL-MADEIRA, Lucianne. (2022). Avaliação de modelos 3D como recurso educacional para o ensino de Biologia: uma revisão da literatura. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–28, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n2a11. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2024.

SILVA, J. C. et al. Modelos 3D no ensino de anatomia veterinária: complementando a dissecção. Perspectivas em Educação em Ciências Agrárias, v. 23, n. 2, p. 65-73, 2020.

SIMÕES, R. S. Aceitação e adoção de tecnologias inovadoras na educação veterinária: desafios e oportunidades. Educação Veterinária em Foco, v. 15, n. 2, p. 75-81, 2018.

SOARES NETO, J.; BARBOSA, M. L. L. .; MATOS, H. L. .; XAVIER, . A. R. .; CERQUEIRA, G. S. .; SOUZA, E. P. de . A study on 3D technology applied to teaching anatomy: an integrative review. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 11, p. e4259119822, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i11.9822. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9822. Acesso em: 13 may. 2024.

SOUSA, L. R. et al. Tecnologias educacionais na promoção da inclusão em aulas de anatomia veterinária. Educação em Medicina Veterinária: Tendências e Inovações, v. 6, n. 2, p. 18-25, 2022.

SOUZA, ALINE LUIZE; ASSUMÇÃO, RÔMULO; GUIMARÃES, LUÍSA; RODRIGUES, ANA. (2012). Utilização de métodos didáticos alternativos para o estudo da anatomia veterinária. Pubvet. 6. 10.22256/pubvet.v6n27.1428.

SOUZA, M. A. et al. Reflexão crítica e fontes de conhecimento na educação veterinária: uma análise epistemológica. Educação em Medicina Veterinária em Foco, v. 13, n. 1, p. 46-53, 2021.

SOUZA, R. C. et al. Criação e seleção de modelos 3D para o ensino de anatomia veterinária: critérios e estratégias. Revista Brasileira de Educação em Medicina Veterinária, v. 11, n. 1, p. 21-27, 2022.

SOUZA, T. C. et al. Aplicações de modelos 3D na simulação de procedimentos veterinários. Cadernos de Educação Veterinária, v. 4, n. 2, p. 88-94, 2021.
Publicado
2024-11-12