A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DIGITAIS NA IMPLEMENTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UNIFIMES

  • Graciliana Ribeiro Almeida Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO https://orcid.org/0000-0001-5997-3921
  • Juliana Silva Guabiroba Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO
  • Evandro Salvador Alves Oliveira UNIPAM/UNIFIMES
Palavras-chave: Aplicativos colaborativos. Sala de aula invertida. Tecnologias digitais na educação. Metodologias ativas

Resumo

Este estudo apresenta um relato de prática sobre o impacto da tecnologia digital no ensino, com foco na metodologia de Sala de Aula Invertida no contexto do ensino híbrido. O objetivo é analisar como o uso de aplicativos colaborativos, como Jamboard e PowerPoint on-line, influenciam o desempenho acadêmico e promovem a participação ativa dos alunos. A metodologia pautou-se na abordagem do método qualitativo, o qual possibilitou a construção de um relato de experiência de natureza explicativa, a partir de uma análise bibliográfica da literatura, tendo em vista os objetivos propostos na pesquisa. Os resultados apontam maior engajamento dos alunos, melhor compreensão dos conteúdos e melhoria no desempenho acadêmico. Além disso, o estudo busca preencher uma lacuna na literatura acadêmica ao fornecer uma análise a respeito da combinação entre ensino híbrido, sala de aula invertida e o uso de tecnologias digitais. O relato das práticas, desafios e benefícios contribuirá para o conhecimento existente, oferecendo informações valiosas para educadores interessados em explorar abordagens inovadoras no ensino. Este trabalho ressalta a importância da adaptação às novas tecnologias na educação, propondo metodologias que otimizam o tempo de aprendizagem e promovem a autonomia dos alunos como agentes ativos em sua formação. A integração de ferramentas digitais no ensino híbrido se mostra uma estratégia promissora para criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, interativo e personalizado, capaz de atender às necessidades contemporâneas da educação.

Biografia do Autor

Graciliana Ribeiro Almeida, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO

Mestra em Letras/Português (UFU), Especialista em Alfabetização e Letramento (IFG). Docente da Seduc-GO e do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9688223721646684. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5997-3921. E-mail: graciliana_almeida@hotmail.com

Juliana Silva Guabiroba, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO

Professora Ma. Em Saúde Coletiva, docente do Centro Universitário de Mineiros-GO. E-mail: juliana.guabiroba@unifimes.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9943824697586697 

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Publicado
2024-11-12