A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DIGITAIS NA IMPLEMENTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UNIFIMES
Resumo
Este estudo apresenta um relato de prática sobre o impacto da tecnologia digital no ensino, com foco na metodologia de Sala de Aula Invertida no contexto do ensino híbrido. O objetivo é analisar como o uso de aplicativos colaborativos, como Jamboard e PowerPoint on-line, influenciam o desempenho acadêmico e promovem a participação ativa dos alunos. A metodologia pautou-se na abordagem do método qualitativo, o qual possibilitou a construção de um relato de experiência de natureza explicativa, a partir de uma análise bibliográfica da literatura, tendo em vista os objetivos propostos na pesquisa. Os resultados apontam maior engajamento dos alunos, melhor compreensão dos conteúdos e melhoria no desempenho acadêmico. Além disso, o estudo busca preencher uma lacuna na literatura acadêmica ao fornecer uma análise a respeito da combinação entre ensino híbrido, sala de aula invertida e o uso de tecnologias digitais. O relato das práticas, desafios e benefícios contribuirá para o conhecimento existente, oferecendo informações valiosas para educadores interessados em explorar abordagens inovadoras no ensino. Este trabalho ressalta a importância da adaptação às novas tecnologias na educação, propondo metodologias que otimizam o tempo de aprendizagem e promovem a autonomia dos alunos como agentes ativos em sua formação. A integração de ferramentas digitais no ensino híbrido se mostra uma estratégia promissora para criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, interativo e personalizado, capaz de atender às necessidades contemporâneas da educação.
Referências
BOFF, Eva Teresinha de O.; BEERBAUM, Alisson V.; CABELEIRA, Marciele Dias S. Processo interativo de formação docente: uma perspectiva emancipatória de currículo no ensino híbrido. (Coleção Educação em Ciências) . Ijuí: Editora Unijuí, 2023. E-book. ISBN 9788541903684. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788541903684/. Acesso em: 20 atrás. 2024.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Altas, 1999.
LIMA, Leandro Holanda Fernandes de; MOURA, Flávia Ribeiro de. Educação Híbrida: um conceito- chave para a educação hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Melo. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 89-102.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2017.
MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito- chave para a educação hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Melo. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-45.
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 3 dez. 2023.
SIBILIA, Paula. Redes ou Paredes: A Escola em Tempos de Dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.