A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MEDICINA
Resumo
Este estudo visou explorar a integração das tecnologias digitais representada pela aplicação do Peer Instruction em uma abordagem metodológica ativa no ensino da medicina, com o objetivo de compreender como esses recursos são aceitos pelos estudantes identificando desafios e oportunidades. É um estudo descritivo, observacional e qualitativo aplicado em uma turma de 72 alunos de medicina do 7º período. Foram utilizados o Mentimenter e o Kahoot, para a aplicação do Peer Instruction. Após leitura prévia domiciliar, foi passado um caso clínico organizado em questões de múltipla escolha para respostas individuais. A porcentagem de acertos foi de 30-70%. Os alunos foram orientados a discutir em trios o motivo de suas escolhas e, em seguida, responder juntos as mesmas perguntas. O nível de acerto aumentou significativamente, cerca de 98%. Novas metodologias são fundamentais para colocar o aluno no centro do processo de aprendizado. A Peer Instruction promove o ensino colaborativo que impulsiona o aprendizado, a criticidade e a reflexão.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.