PERSPECTIVAS E APLICABILIDADE DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DA MEDICINA VETERINÁRIA

  • Eric Mateus Nascimento de Paula Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES
  • Gabriel Brom Vilela Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES
  • Daniel Resende Freitas Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES
Palavras-chave: Aprendizagem gamificada, médico veterinário, tecnologias educacionais

Resumo

Diante da necessidade de metodologias mais ativas e envolventes na educação médico-veterinária, a gamificação surge como uma alternativa promissora para melhorar o engajamento e a retenção de conhecimento dos alunos. Nesse contexto, a gamificação, que utiliza elementos de jogo em ambientes educacionais, tem ganhado destaque por seu potencial em melhorar o desempenho acadêmico dos alunos. O objetivo do presente estudo é discutir as principais perspectivas e aplicações da gamificação no contexto educacional da Medicina Veterinária. Para a realização da revisão, foram utilizadas bases de dados como PubMed, Scopus, Web of Science, Google Scholar e SciELO. Os termos de busca incluíram "ensino", "educação", "gamificação" e "veterinária", em português, inglês e espanhol. Os critérios de inclusão foram artigos publicados nos últimos 10 anos, disponíveis na íntegra, e que abordassem a gamificação no ensino da Medicina Veterinária ou áreas correlatas. Artigos fora do contexto educacional, duplicados ou indisponíveis na íntegra foram excluídos. A análise dos artigos selecionados indicou que a gamificação pode ser uma ferramenta eficaz para aumentar a motivação, engajamento e compreensão dos alunos em disciplinas como Anatomia Veterinária, Fisiologia Animal e Emergência Veterinária. Estudos mostraram que métodos gamificados, como jogos de cartas e escape rooms, melhoram a aprendizagem colaborativa, a participação e os resultados dos alunos. Além disso, a gamificação contribui para um ambiente de aprendizagem mais interativo e dinâmico, favorecendo a retenção do conhecimento. Os resultados indicam que a gamificação, ao transformar práticas educativas tradicionais em experiências mais envolventes e desafiadoras, pode promover uma maior satisfação e autoeficácia entre os alunos. Estudos destacam que a gamificação gera ganhos significativos em termos de motivação e engajamento, além de melhorar a percepção de utilidade e significado dos conteúdos aprendidos. Conclui-se que a gamificação é uma estratégia promissora para o ensino de Medicina Veterinária, oferecendo benefícios tanto para estudantes quanto para professores. Ao proporcionar um ambiente de aprendizagem mais interativo e dinâmico, a gamificação pode melhorar significativamente a eficácia do aprendizado e a retenção do conhecimento. Esses achados podem servir como base para a implementação de métodos gamificados no currículo de Medicina Veterinária e orientar futuras pesquisas na área, contribuindo para uma educação mais inovadora e eficiente.

Publicado
2024-11-12