USO DA SIMULAÇÃO REALÍSTICA PARA O ENSINO DE FARMACOLOGIA NO CURSO DE MEDICINA:

REVISÃO DA LITERATURA

  • Carla Caroline Cunha Bastos Centro Universitário de Mineiros
  • Karina Aparecida Resende UFG
  • Flavio Marques Lopes LaPESS/FF/UFG
  • Sebastião Donizete de Carvalho Centro Universitário de Mineiros
Palavras-chave: Farmacologia. Treinamento por Simulação. Simulação de Paciente. Educação médica

Resumo

A simulação com pacientes padronizados é uma ferramenta inovadora na educação que possibilita o desenvolvimento de competências importantes da prática profissional. No entanto, seu uso ainda é pouco difundido na disciplina de farmacologia. O objetivo deste estudo foi verificar se o uso de metodologia ativa por meio da simulação com pacientes padronizados poderia ser mais eficaz do que aulas tradicionais no desenvolvimento de conhecimentos da farmacologia em estudantes de graduação em medicina. Foi realizada revisão integrativa da literatura para identificar artigos dos últimos dez anos que abordem o uso da simulação no ensino de farmacologia no curso de medicina. A revisão e triagem inicial da literatura identificou 879 potenciais estudos, ao final nove artigos atenderam aos critérios de inclusão. Entre as principais vantagens apresentadas pelo uso da simulação no ensino da farmacologia nos estudos analisados destaca-se: a integração entre as ciências básicas e clínicas, a identificação dos principais déficits dos alunos, além da verificação de melhor desempenho e retenção dos conhecimentos a longo prazo. Apesar dos métodos tradicionais de ensino da farmacologia serem um meio efetivo de aprendizagem é visível a necessidade da inclusão do ensino baseado em simulação por todas as vantagens apresentadas por esse método.

Biografia do Autor

Flavio Marques Lopes, LaPESS/FF/UFG

Doutor - Professor Associado da Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Farmácia - Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Ensino e Serviços de Saúde - LaPESS/FF/UFG- Lattes: http://lattes.cnpq.br/1423301895802989 ORCID: 0000-0002-0718-3992.

Sebastião Donizete de Carvalho, Centro Universitário de Mineiros

Doutor em Educação - Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES.Lattes: http://lattes.cnpq.br/043820041456429 ORCID: 0000-0001-7218-2948

Publicado
2024-11-12