MANUEL, ROSA, SEBASTIÃO, CORISCO, ANTÔNIO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO OU DE COMO CONSTRUIR RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM EMANCIPATÓRIAS

Palavras-chave: Educação; Tecnologia; Exclusão; Desigualdade; Novas Tecnologias digitais; aprendizagem emancipatória e ecológica

Resumo

Usando como paradigma personagens do filme Deus e o Diabo na terra do Sol de Glauber faz se um estudo sobre o uso das novas tecnologias na educação brasileira, objetivando superar a análise simplista de que a solução para a crise do sistema educativo reside na utilização de instrumentos da sociedade da informação. Assim utilizando os conceitos de modernidade e pós-modernidade e seu ingresso no Brasil, país desigual e excludente, que ainda não gera aprendizagem para todos e todas que estão na escola. A análise crítica e contextualizada que aqui se encontra é ancorada no método qualitativo, parte de uma revisão narrativa da literatura e da análise fílmica. Trata-se de uma reflexão que visa apontar possibilidades de saída com base na ideia de Estado Social da Constituição de 1988, na compreensão da aprendizagem como processo complexo e vital emancipatório que se desenvolve num espaço e numa história especifica e, em que pese, a estrutura educacional propiciar a exclusão é possível buscar alternativas que integrem a aprendizagem significativa e as novas tecnologias como processo sinérgico de construção de nova forma de educar a todos e a todas.

Biografia do Autor

Sebastião Donizete Carvalho, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO

Doutor em Educação (PUC-GO), professor titular do Centro Universitário de Mineiros, Diretor do Campus Trindade da UNIFIMES. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0438200414564290. ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-7218-2948

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Publicado
2024-11-12