MANUEL, ROSA, SEBASTIÃO, CORISCO, ANTÔNIO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO OU DE COMO CONSTRUIR RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM EMANCIPATÓRIAS
Resumo
Usando como paradigma personagens do filme Deus e o Diabo na terra do Sol de Glauber faz se um estudo sobre o uso das novas tecnologias na educação brasileira, objetivando superar a análise simplista de que a solução para a crise do sistema educativo reside na utilização de instrumentos da sociedade da informação. Assim utilizando os conceitos de modernidade e pós-modernidade e seu ingresso no Brasil, país desigual e excludente, que ainda não gera aprendizagem para todos e todas que estão na escola. A análise crítica e contextualizada que aqui se encontra é ancorada no método qualitativo, parte de uma revisão narrativa da literatura e da análise fílmica. Trata-se de uma reflexão que visa apontar possibilidades de saída com base na ideia de Estado Social da Constituição de 1988, na compreensão da aprendizagem como processo complexo e vital emancipatório que se desenvolve num espaço e numa história especifica e, em que pese, a estrutura educacional propiciar a exclusão é possível buscar alternativas que integrem a aprendizagem significativa e as novas tecnologias como processo sinérgico de construção de nova forma de educar a todos e a todas.
Referências
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação, rumo à sociedade aprendente. 8ª Ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1998.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Ambivalência. Rio de Janeiro, RJ, Jorge Zahar Editor, 1999.
________________. O mal-estar da modernidade. Rio de Janeiro, RJ, Jorge Zahar Editor, 1998.
BENTHAM, Jeremy. Panopticon; or, the Inspection-House. Londres: T. Payne, 1791.
BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema, ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958 a 1966. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
BIRD. Digital Dividends. Relatory. World Bank Group., 2016
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Editora 34, 2019.
CAMARGO, Murilo Silva e NOGUEIRA, Mônica Celeida Rabelo. Darcy Ribeiro e a UnB: A Universidade Necessária no Século XXI. Brasília: Editora UnB. 2022.
CARVALHO, Sebastião Donizete de. O Povo Messiânico: o messianismo político em Glauber Rocha. São Paulo: Dialética: 2020.
CARVALHO, José Murilo. Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi. 4ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Rio de Janeiro: Paz § Terra, 2013.
DEUS e o diabo na terra do sol. Direção: Glauber Rocha. Produtores: Jarbas Barbosa, Luiz Augusto Mendes, Luiz Paulino dos Santos e Glauber Rocha. São Paulo: Instituto Moreira Salles. 2020. 2 DVDs
DREIFUSS, René Armand. 1964: A conquista do estado. 2ª Ed. Petrópolis – RJ: Vozes: 1991.
GABRIEL, Martha. Educar, a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013.
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez, 1997.
GIDDENS, Anthony. As Consequências da Modernidade. São Paulo – SP, Unesp, 1991.
GUIMARÃES, Ulysses. Discurso do presidente da Assembleia Nacional Constituinte in https://www.camara.leg.br/radio/programas/277285-integra-do-discurso-presidente-da-assembleia-nacional-constituinte-dr-ulysses-guimaraes-10-23/ acessado em 30 de maio de 2024.
FERNANDES, Florestan. A Constituição Inacabada. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. O nascimento da prisão. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
JAMESON, Fredric. Reificação e Utopia na Cultura de Massa. In: Crítica Marxista, Vol. I, n º 1, Editora Brasiliense, SP, 1994.
___________________. A Cultura do Dinheiro. Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 2001.
___________________. Pós Modernismo - a lógica cultural do capitalismo tardio. 2ª Ed. São Paulo – SP, Editora Ática, 1997.
JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2011.
LAMPEDUSA, Giuseppi Tomasi de. Il Gattopardo. Milão: Feltrinelli, 1958.
LYOTARD, Jean-François. A Condição Pós-moderna. Rio de Janeiro, José Olimpo Editora, 1998, 5a Edição.
LOVATTO, Angélica. Os Cadernos do povo brasileiro e o debate nacionalista nos anos 1960: um projeto de revolução brasileira. Tese de Doutorado. PUC São Paulo, 2010.
MORAES, Dênis de. A esquerda e o golpe de 1964. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2024.
MORAES, Maria Cândida. Paradigma Educacional Ecossistêmico, por lima nova ecologia da aprendizagem humana. Rio de Janeiro: Wak editora, 2021.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. As universidades e o regime militar. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
KUHNER, Maria Helena. Opinião – para ter opinião. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
RIBEIRO, Darcy. Sobre o óbvio. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
SOUZA, Jessé. A classe média no espelho, sua história, seus sonhos e ilusões, sua realidade. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2018.
SOBRAL – O homem que não tinha preço. Documentário. Direção: Paula Fiuza. Roteiro: Paula Fiuza. Produtores: Casé Filmes e Canal Laranja. Rio de Janeiro: Casé Filmes. 2012. 1 DVD.
STRINATI, Dominic. Cultura Popular – Uma introdução. 1a Edição, São Paulo: Hedra, 1999.
VELOSO, Caetano. Verdade Tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo - SP, Pioneira,1999;
_____________. Economia e sociedade. Vol. 1 Brasília – DF, UNB, 1995.
WIGGERSHAUS, Rolf. A Escola de Frankfurt, história, desenvolvimento teórico, significação política. Rio de Janeiro: DIFEL, 2002.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.