O BRINCAR DAS CRIANÇAS

UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Ruhena Kelber Abrão Universidade Federal do Tocantins
  • Paula dos Santos Silva UFT

Resumo

Este artigo é uma revisão bibliográfica sobre o brincar e as brincadeiras das crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. A seleção de artigos foi uma revisão bibliográfica sobre o tema brincar e brincadeiras na base de dados dos Periódicos CAPES e SciELO. Foram selecionados dez artigos sobre a temática e os quais permitem considerar que as crianças tem muito interesse pelo brincar, tais brincadeiras incluem os jogos de papeis e os jogos com regras e o recreio e o pátio são tempo e espaço recorrentes nas pesquisas sobre o tema. Entende-se, também, que a escola é um espaço privilegiado de produção e fortalecimento da cultura infantil, da cultura lúdica infantil, da cultura de pares e da cultura corporal de movimento, por isso é essencial que os professores entendam a importância do brincar para as crianças para seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.

Biografia do Autor

Paula dos Santos Silva, UFT

Mestra em Educação Física pela UFT

Publicado
2024-11-12
Seção
Artigos em Fluxo Contínuo