O BRINCAR DAS CRIANÇAS
UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
Este artigo é uma revisão bibliográfica sobre o brincar e as brincadeiras das crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. A seleção de artigos foi uma revisão bibliográfica sobre o tema brincar e brincadeiras na base de dados dos Periódicos CAPES e SciELO. Foram selecionados dez artigos sobre a temática e os quais permitem considerar que as crianças tem muito interesse pelo brincar, tais brincadeiras incluem os jogos de papeis e os jogos com regras e o recreio e o pátio são tempo e espaço recorrentes nas pesquisas sobre o tema. Entende-se, também, que a escola é um espaço privilegiado de produção e fortalecimento da cultura infantil, da cultura lúdica infantil, da cultura de pares e da cultura corporal de movimento, por isso é essencial que os professores entendam a importância do brincar para as crianças para seu desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.