CONTEXTO DAS BRINCADEIRAS TRADICIONAIS NO BRINCAR DAS CRIANÇAS

UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Ruhena Kelber Abrão Universidade Federal do Tocantins
  • Paula dos Santos Silva UFT

Resumo

O brincar é essencial para o desenvolvimento infantil, permitindo que a criança crie significados. As brincadeiras tradicionais fazem parte da cultura lúdica e ajudam a criança a se conhecer, entender as relações e os papéis sociais. Este estudo revisou o contexto das brincadeiras tradicionais na vida das crianças, utilizando uma pesquisa bibliográfica de trabalhos científicos entre 2005 e 2022, nas bases SCIELO, periódicos CAPES e LILACS. Foram selecionados onze artigos que atenderam aos critérios de inclusão. A análise dos dados mostrou que há um equilíbrio entre as brincadeiras tradicionais e os jogos eletrônicos nas atividades infantis.

 

 

Biografia do Autor

Paula dos Santos Silva, UFT

Mestra em Educação Física (UFT)

Publicado
2024-11-12
Seção
Artigos em Fluxo Contínuo