PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO INFANTIL SOBRE AS TEMÁTICAS DE COMPETÊNCIA AQUÁTICA E PREVENÇÃO DE AFOGAMENTOS

UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Ruhena Kelber Abrão Universidade Federal do Tocantins
  • Ádilla Consuelo Ferreira UFT

Resumo

O ensino da natação tem várias finalidades, incluindo a preparação para a sobrevivência e prevenção de incidentes aquáticos. A natação é uma habilidade adquirida por meio de vivência e adaptação ao meio aquático. Este estudo realiza uma revisão sistemática das abordagens de ensino da natação infantil focando na competência aquática e prevenção de afogamentos. A revisão abrange artigos publicados de 2018 a 2022 nas bases Institute of Education Sciences (ERIC) e Periódicos Capes, selecionando doze artigos que atenderam aos critérios de inclusão. A análise revelou que o termo de competência aquática está frequentemente relacionado à prevenção de afogamentos e, às vezes, é sinônimo de educação aquática. O estudo destaca a necessidade de pesquisas rigorosas e discussões práticas sobre competência aquática para desenvolver metodologias eficazes na prevenção de afogamentos.

 

Biografia do Autor

Ádilla Consuelo Ferreira, UFT

Mestra da Educação Física (UFT)

Publicado
2024-11-12
Seção
Artigos em Fluxo Contínuo