PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO INFANTIL SOBRE AS TEMÁTICAS DE COMPETÊNCIA AQUÁTICA E PREVENÇÃO DE AFOGAMENTOS
UMA REVISÃO DE LITERATURA
Resumo
O ensino da natação tem várias finalidades, incluindo a preparação para a sobrevivência e prevenção de incidentes aquáticos. A natação é uma habilidade adquirida por meio de vivência e adaptação ao meio aquático. Este estudo realiza uma revisão sistemática das abordagens de ensino da natação infantil focando na competência aquática e prevenção de afogamentos. A revisão abrange artigos publicados de 2018 a 2022 nas bases Institute of Education Sciences (ERIC) e Periódicos Capes, selecionando doze artigos que atenderam aos critérios de inclusão. A análise revelou que o termo de competência aquática está frequentemente relacionado à prevenção de afogamentos e, às vezes, é sinônimo de educação aquática. O estudo destaca a necessidade de pesquisas rigorosas e discussões práticas sobre competência aquática para desenvolver metodologias eficazes na prevenção de afogamentos.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.