A EFETIVIDADE DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:

UM PANORAMA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD) A PARTIR DOS INDICADORES DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) NO TOCANTINS

Palavras-chave: Educação Superior., Uso de Tecnologias Digitais de Informações e Comunicação., Educação à Distância., Universidade Aberta do Brasil., Tocantins.

Resumo

Neste artigo, o objetivo é refletir sobre o uso das tecnologias na Educação Superior a Distância. Buscando compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes dessa modalidade e quais caminhos percorrer para superar os desafios com o uso das TDIC. O presente trabalho se detém a uma pesquisa de revisão bibliográfica a qual busca relatar o uso, as dificuldades encontradas e a expectativa em romper as dificuldades em relação a aplicação das tecnologias como instrumento de trabalho na educação. Apresenta também a importância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na formação da população para atuar nas diversas áreas do conhecimento. Faz menção ainda sobre a precariedade de suporte tecnológico nas instituições públicas de ensino levando ao uma deficiência no letramento digital.

Biografia do Autor

Ivanete da Silva Vila Nova Aquino, Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Especialista em Docência no Ensino Superior (2024) pelo Centro Universitário ITOP (UNITOP). Pedagoga (2006) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (SEDUC). Atualmente atua como  Coordenadora do Polo de Educação à Distância (UAB) em Formoso do Araguaia, Tocantins, Brasil. E-mail: ivanete.aquino@estudante.ifto.edu.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/4274344024170365  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5553-1237

Publicado
2024-11-12
Seção
Artigos em Fluxo Contínuo