REFLEXÕES SOBRE TRABALHO, FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL

  • Evandro Salvador Alves Oliveira UNIPAM/UNIFIMES
  • Roselaine Lage Fonseca Prado Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO
  • Sebastião Donizete Carvalho Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO
  • Henrique Carivaldo Miranda Neto Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM/MG
  • Monaliza Angélica Santana Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam)
Palavras-chave: Trabalho Docente. Formação de Professores. Desenvolvimento profissional. Constituição docente. Cultura Digital.

Resumo

Este artigo propõe reflexões sobre o trabalho, a formação e o desenvolvimento profissional docente no contexto da cultura digital. A partir de uma revisão da literatura, o texto aborda três eixos principais: as relações entre tecnologias, cultura digital e prática docente, explorando conceitos como "cultura digital" e "tecnologias digitais de informação e comunicação" (TDIC); a formação e o desenvolvimento profissional de professores, com ênfase nos princípios da formação docente e nas dimensões do desenvolvimento profissional; e o papel do professor como intelectual transformador, discutindo os limites e os desafios da formação inicial e continuada. Conclui-se que a integração das TDIC ao processo de ensino e aprendizagem demanda que os professores construam novos saberes e competências, evidenciando a necessidade de investimento na sua formação continuada para a inovação na prática pedagógica. Refletir sobre as relações entre tecnologias, cultura digital e docência torna-se, portanto, fundamental para o desenvolvimento profissional e a transformação no campo da educação.

Biografia do Autor

Roselaine Lage Fonseca Prado, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO

Docente e Diretora de Ensino do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES). Mestra em Agronomia pela UFMS. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9444563694266129.

Sebastião Donizete Carvalho, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO

Docente e Diretor do Campus de Trindade do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES). Doutor em educação (PUC-GO). Lattes: http://lattes.cnpq.br/0438200414564290. ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-7218-2948 

Henrique Carivaldo Miranda Neto, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM/MG

Docente e Reitor do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). Doutor em Educação pela Uniube. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2829577110803247. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0629-1534

Monaliza Angélica Santana, Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam)

Doutora em Educação pela Universidade de Uberaba. Docente do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e Analista Educacional – Pedagoga da Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas (SRE-Patos de Minas). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3514215613652877, ORCID:
0000-0002-7372-5753.

Referências

ALONSO, L. B. N. Tecnologias Digitais: Conceitos, usos e impactos na sociedade. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 18-34, 2019.

AZEVEDO, R. O. M. et al. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: trajetória de perspectivas. In: Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 37, p. 997-1026, set./dez. 2012.

CANÁRIO, Rui. O papel da prática profissional na formação inicial e contínua de professores. In: Articulação entre as formações inicial e continuada de professores. Congresso Brasileiro de Qualidade de Educação: formação de professores. Brasília: MEC, SEF, 2002.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

CHARLOT, Bernard. O professor na sociedade contemporânea: um trabalhador da contradição. In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, p. 17-31, jul./dez. 2008.

CONTRERAS, José. A autonomia ilusória: o professor como profissional técnico. In: ______. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. p. 89–104. (cap. 4)

FLORES, M. A. Algumas reflexões em torna da formação inicial de professores. In: Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 182-188, set./dez. 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GARSKE, L. M. N., OLIVEIRA, A. M. A. O processo de construção da gestão democrática na educação infantil: um estudo de expectativas e efeitos. In: RODRIGUES, S. F. P., ROCHA, S. A. (orgs.). Educação Infantil 3: diferentes olhares sobre a constituição da docência. Cuiabá: EdUFMT, 2011.

GATTI, B. A. Formação de professores: condições e problemas atuais. In: Revista Brasileira de Formação de Professores – RBFP. Vol. 1, n. 1, p. 90-102, maio/2009.

GIROUX, Henry A. Professores como intelectuais transformadores. In: ______. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. p. 207-236.
IMBERNÓN, Francisco. É necessário conhecer de onde viemos para saber aonde vamos. In: _______ Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 13-26.

MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

MARCELO GARCIA, Carlos. Las tecnologias para la innovación y la práctica docente. Revista Brasileira de Educação. Vol. 18, n. 52, Rio de Janeiro, jan./mar., 2013.

MILL, Daniel. Educação a distância e trabalho docente virtual: sobre tecnologia, spaços, tempos, coletividade e relações sociais de sexo na Idade Mídia. Tese de doutorado. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

OLIVEIRA, Siderlene Muniz. O trabalho docente no ensino superior: múltiplos saberes, múltiplos fazeres do professor de pós-graduação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015.

OLIVEIRA, E. S. A.; CECÍLIO, S. Dos cadernos amarelos aos arquivos infinitos: Metamorfoses do trabalho docente na cultura digital. Revista Portuguesa de Educação, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 42–60, 2022. DOI: 10.21814/rpe.19570.

RUBIM, Antonio Albino Canelas. A contemporaneidade como idade mídia. In: Interface _ Comunicação, Saúde, Educação, v.4, n.7, p.25-36, 2000.

SANTAELLA, Lúcia; BRAGA, Alexandre. Metamorfoses na cultura digital e na educação. In: CERNY, Roseli Zen et al. (Orgs.). Formação de educadores na cultura digital: a construção coletiva de uma proposta. 1.ed. Florianópolis: UFSC/CED/NUP, 2017.

SHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 78–91.

SILVA, Luelí Nogueira Duarte. Formação de professores centrada na pesquisa: a relação teoria e prática. 2011. 163f. Tese (doutorado). Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Goiânia, 2011.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TEIXEIRA, G. F. M. Docência: uma construção a partir de múltiplos condicionantes. In: B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 35, n.1, jan./abr. 2009.
Publicado
2024-11-12