O ENSINO MÉDICO (REMOTO) DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

AVANÇOS E DESAFIOS AOS ESTUDANTES E AO TRABALHO DOCENTE

  • Paulo Ricardo Teixeira Silva Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO
  • Evandro Salvador Alves Oliveira UNIPAM/UNIFIMES
  • Adriene Sttéfane Silva Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM/MG
  • Bruno Debona Souto Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO
Palavras-chave: Ensino remoto. Pandemia. Tecnologias Digitais. Ensino Médico

Resumo

A pandemia causada pelo vírus da Covid-19 trouxe, dentre as várias transformações na sociedade, o isolamento social, afetando significativamente as relações e a vida humana. A universidade se reorganizou para garantir a continuidade do ensino, modificando o trabalho docente pelo fato de os professores trabalharem utilizando aulas remotas mediadas por tecnologias. Neste contexto, as tecnologias digitais ganharam espaço no meio social, difundindo-se e causando impactos nas mais diversas dimensões - trabalho, educacional, comunicação social, entre outras. Nesta direção, o objetivo do estudo foi analisar o impacto do ensino remoto mediado por tecnologias na formação do estudante de medicina durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo bibliográfico de natureza qualitativa que, metodologicamente, foi realizado a partir de buscas de produções científicas publicadas em sites como Scielo, Pubmed e Google Scholar a partir de 2020, ano que foi deflagrada a pandemia mundial. Por meio de descritores, encontrou alguns trabalhos e, a partir de critérios de inclusão e exclusão, foram localizados 12 artigos, dos quais 7 foram selecionados e explorados com mais profundidade em razão da temática dos textos. Foram contextualizados os aspectos da pandemia no cenário mundial referente às medidas de distanciamento social. Identificou-se transformações ao trabalho docente, assim como vantagens pela exploração de novos métodos de ensino com maior flexibilidade de horários e desenvolvimento de recursos digitais de interação entre docentes e discentes. Contudo, o estudo apontou algumas desvantagens pelo isolamento social, uso excessivo de tecnologias, com maior exposição às telas, dependência de acesso à internet, desmotivação etc.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Teixeira Silva, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO

Docente da Unifimes e Pós-Graduando em Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário de Mineiros (Unifimes).

Adriene Sttéfane Silva, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM/MG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).

Bruno Debona Souto, Centro Universitário de Mineiros - UNIFIMES/GO

Docente do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes) e Coordenador do Curso de Medicina.

Referências

BECKER, Alice Scalzilli et al. O impacto na saúde mental de estudantes universitários submetidos ao ensino digital remoto durante o isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19: uma revisão sistemática. REVISTA AMRIGS, 65 (1): 2-11, 2021. https://meriva.pucrs.br/dspace/handle/10923/25163
CARVALHO, E. A. C.; OLIVEIRA, E. S. A. de; FONTANA, G. R.; GUIMARÃES, E. C.; OLIVEIRA, A. P. da S.; NARCISO, J. F.; LAABS, V. de M.; CARRIJO, V. S. Saúde mental: motivações dos estudantes de medicina da UNIFIMES quanto ao uso do NAPSI antes e durante a pandemia da Covid-19. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e68017, 2024. DOI: 10.34119/bjhrv7n2-093. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/68017. Acesso em: 23 maio. 2024.
CHERMONT, G. G. et al. Monitores da disciplina Anatomia Humana desenvolvem material didático durante a pandemia da Covid-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 3, p. e6600, 2021. https://doi.org/10.25248/reas.e6600.2021
COELHO, B. M. et al. O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA FORMAÇÃO MÉDICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 12, p. 522–545, 2021. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3363
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MAGALHÃES, A. J. DE A. et al. O Ensino da Anamnese Assistido por Tecnologias Digitais durante a Pandemia da Covid-19 no Brasil. Revista brasileira de educação médica, v. 44, n. supl. 1, 2020. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200437.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MENEZES JUNIOR, A. DA S.; FARINHA, A. K. G. M.; DINIZ, P. S. M. Ensino médico on-line durante a pandemia em diferentes países. Revista brasileira de educação médica, v. 47, n. 2, 2023. https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.2-2022-0394
OLIVEIRA, M. B. DE et al. O ENSINO HÍBRIDO NO BRASIL APÓS PANDEMIA DO COVID-19 / HYBRID TEACHING IN BRAZI SILVEIRA, J. B. DA et al. A pandemia da Covid-19 e as mudanças no cenário educacional: os desafios docente e discente na formação médica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 23, n. 7, p. e12577, 2023.
SILVA, P. H. DOS S. et al. Educação remota na continuidade da formação médica em tempos de pandemia: viabilidade e percepções. Revista brasileira de educação médica, v. 45, n. 1, 2021b. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200459
Publicado
2024-11-12