FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS - MA
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise do processo de formação continuada em serviço na educação infantil de uma escola pública do município de São Luís do Maranhão. Desse modo, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com levantamento teórico sobre o assunto aliado à ida ao campo, caracterizando-a, também, como bibliográfica e pesquisa de campo. Assim, foram entrevistadas as profissionais da educação, a coordenadora pedagógica e seis professoras, as quais descreveram como ocorre a formação continuada na escola, individualmente e em coletividade. Destaca-se, a importância da formação continuada em serviço, do pensar e repensar sobre a prática docente para que seja possível proporcionar uma educação que atenda as especificidades da infância.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Acesso em: 17 fev. 2024.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda.,1999.
SÃO LUÍS. 2015-2025. Plano Municipal de Educação. Disponível em: https://www.saoluis.ma.gov.br/midias/anexos/4011_plano_municipal_de_educacao_da_cidade_de_sao_luis_-_pme.pdf
PROENÇA, Maria Alice. Prática docente: a abordagem Reggio Emília e o trabalho com projetos, portfólios e redes formativas. 1. ed. São Paulo. Panda Educação, 2018. 160 pp.
SANTANA, Katiane Cardoso. A importância da educação Infantil para o desenvolvimento do Indivíduo. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; 3; 2016.
SILVA, Jacqueline Silva da; BEUREN, Jéssica LORENZON, Mateus. Investigar com crianças: subsídios para a formação e trabalho docente. Editora UNIVATES 1ª Edição, Lajeado, 2016.
TARDOS, Anna. Autonomia e/ou dependência. In: FALK, Judit. Abordagem Pikler. Educação infantil. São Paulo. Editora Omnisciência, 2008.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia da pesquisa. Curitiba: IESDE, 2009, p.11-46. Disponível em:https://biblioteca.isced.ac.mz/bitstream/123456789/785/1/METODOLOGIA%20DA%20PESQUISA.pdf
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.