A SACOLA VIAJANTE: A CIRCULAÇÃO DE LIVROS LITERÁRIOS ESTREITANDO OS LAÇOS POR MEIO DAS NARRATIVAS ENTRE AS CRIANÇAS, AS FAMÍLIAS E UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Maria da Conceição de Sousa de Castro Gestora e Coordenadora da Rede Municipal de São Luís

Resumo

A investigação intitulada “A SACOLA VIAJANTE: a circulação de livros literários estreitando os laços por meio das narrativas entre as crianças, as famílias e a instituição de Educação Infantil” têm por objetivo ampliar o horizonte de leitura literária na instituição de ensino, entre os adultos (famílias) e as crianças, no sentido de promover o envolvimento da criança e sua família com a leitura. Com os específicos pretende-se incentivar a participação das famílias e das crianças nas rodas de conversas e vivências literárias na instituição de ensino; proporcionar às crianças e as famílias narrar as experiências vividas no momento da leitura do livro escolhido com sua família. Como aporte teórico-metodológico apoia-se em Minayo (2004); as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (2010); A Base Nacional Comum Curricular- BNCC (2017); QUEIROS, (2012); BORTOLONZA e FREIRE (2018); REYES, (2010) e tantos outros. O recorte investigativo adota a abordagem qualitativa, tendo em vista a mediação de momentos de sessões de leituras e apresentações pelas famílias dos livros lidos. Os resultados verificados decorrem de práticas de leitura vivenciadas em escola campo, especialmente, na Unidade Educação Básica Mário Pereira Infantil, na Vila Sarney/São Luís/MA, com crianças e as famílias.

Biografia do Autor

Maria da Conceição de Sousa de Castro, Gestora e Coordenadora da Rede Municipal de São Luís

Pedagoga, Especialista em Planejamento Educacional. Gestora e Coordenadora da Rede Municipal de São Luís. Membro do Fórum Municipal de São Luís. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudo Infância e Docência- GEPEID. Lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattes. 2957748373103708

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. Rio de Janeiro. Record.2011.

BETTELHEIM, Bruno. Psicanálise dos contos de fadas. Barcelona. Grijalbo.1976 1980.

BORBA, Ellem Rudijane. A Leitura Deleite e suas contribuições para a Cultura do Livro; RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; V. 05, ed. especial, abr., 2019.

BORTOLANZA, A. M.; FREIRE, R. T. J. Educação Literária e formação de leitores na escola. In: MARTINS, R. A. F. Literatura e vida social. Jundiaí: Paco Editorial, 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil/ Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010, 36 p.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação de professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012

BRASIL, Crianças Leitoras e autoras. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica- MEC\SEB.1 ed. Brasília. 128 p: Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil. Vol.06.2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.

CARVALHO, Ana Carolina; BAROUKH, Josca Aline. Ler antes de saber ler: oito mitos escolares sobre a leitura literária. 1ª ed- São Paulo. PANDA Books. 2018. 128.pp
EDI, Fonseca. Interações com os olhos de ler. Coleções interações. Ed Blucher. São Paulo. 2013

FERREIRO, Emília. Cultura, escritura y educación. México: Fondo de Cultura Econômica, 1999.
MEIRELES, Cecília. O menino azul. Ilustração Elma- 3ª ed. São Paulo. Global.2013
MINAYO, M. C. S. (org.). Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social: Vozes, 2004.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Sobre ler, escrever e outros diálogos; Organização de Julio Abreu. Belo Horizonte. Autêntica. 2012.

REYES, Yolanda. A casa imaginária: Leitura e literatura na primeira infância. 1 ed. São Paulo: Global, 2010.

ROSA, Cristina M. Alfabetização Literária: bebês, leitores e livros fascinantes. In: ALBUQUERQUE, Simone; FELIPE, Jane; CORSO, Luciana. Para pensar a formação docente na educação infantil. (Aprovado e aguarda publicação).

SILVA, Ana Maria da. A relação entre escola e família na mediação de leitura com crianças de 2 a 3 anos na educação infantil Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/.2019. Acesso em 15 de fev. de 2024

SMOLKA, Ana Maria; NOGUEIRA, Ana Lucia. (Org). Estudos na perspectiva de Vygotsky. São Paulo: Mercado das Letras, 2013.
Publicado
2024-06-06