DESIGUALDADES EDUCACIONAIS EM CONTEXTOS RURAIS E URBANOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DF:

O QUE DIZEM OS DADOS DO SAEB 2021?

Palavras-chave: Desigualdades Educacionais, Desempenho Escolar, Fatores Associados, Distrito Federal, SAEB

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar desigualdades educacionais em contextos rurais e urbanos na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal considerando a proficiência média dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental observada na Edição 2021 do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Como estratégia analítica, optou-se por parear os resultados a indicadores contextuais como o Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas (INSE), a estudos sociodemográficos como a Pesquisa Distrital por Amostragem Domiciliar (PDAD-DF), e, ainda, a dados extraídos do Sistema de Gestão I-educar. A partir dessa coleta de dados e cotejo, foram produzidas análises espaciais das desigualdades escolares por meio de georreferenciamento. Como resultados, foram observadas significativas desigualdades de desempenho escolar que foram categorizadas em duas dimensões: desigualdades entre escolas rurais e urbanas e desigualdades em contexto urbano em virtude da localização geográfica das escolas e de fatores como INSE das escolas, capital cultural familiar e raça/cor.

Biografia do Autor

Roger Pena de Lima, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando (2019) e Mestre (2017) em Educação, e Graduado em Letras (2003) pela Universidade de Brasília – UnB; Servidor da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal – SEEDF, atuando na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – EAPE. Brasília, Distrito Federal, Brasil. E-mail: roger.pena@edu.se.df.gov.br Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0043935110960256  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3728-7274

Jacqueline Clara Queiroz, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda (2021) e Mestra (2017) em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Innovation Management Professional pela universidade Steinbeis Sibe - Alemanha/Brasil (2019). Especialista em Gestão Pública pela Faculdade Fortiu (2009); Economista pela União Educacional de Brasília (2001). Servidora federal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, no cargo de Especialista em Financiamento e Execução de Projetos Educacionais. Brasília, Distrito Federal, Brasil. E-mail: jacquelineclaraqueiroz@gmail.com  Lattes: : http://lattes.cnpq.br/7092720170334278  ORCID: : https://orcid.org/0000-0002-1945-7962

Remi Castioni, Universidade de Brasília - UnB

Pós-Doutorado (2018) pela Universitat de Barcelona, junto ao Institut de Recerca en Educació. Doutor (2002) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduado em Ciências Econômicas (1991) pela Universidade de Caxias do Sul. É líder Grupo de estudos e pesquisa sobre as contribuições de Anísio Teixeira para a educação brasileira - GEPAT/CNPQ/UnB. Professor-pesquisador Titular da Universidade de Brasília (UnB). É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9042288666288034, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5459-3492. E-mail: remi@unb.br

Publicado
2024-11-12
Seção
Artigos em Fluxo Contínuo