CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UM OLHAR PARA BNCC

Resumo

Este artigo científico discute a Proposta de Educação Infantil contida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC-EI) do Brasil a partir da perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. O objetivo do estudo é analisar os Campos de Experiência da BNCC-EI em relação ao desenvolvimento e aprendizagem infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e análise documental. Os resultados mostram que a BNCC-EI busca promover a igualdade de conteúdos e ensino entre as redes públicas e privadas, porém, levanta-se a questão se é possível construir uma proposta curricular que leve em consideração a diversidade cultural brasileira. A análise dos Campos de Experiência revela que eles enfatizam noções, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver de acordo com suas faixas etárias. No entanto, existe uma crítica em relação à abordagem dos bebês nessa proposta curricular. Conclui-se que o desenvolvimento e a aprendizagem na Educação Infantil são processos complexos e interdependentes, e é necessário considerar a diversidade cultural e social no currículo dessa etapa da educação. É fundamental também repensar a formação de professores para que eles possam organizar objetivos adequados e promover o desenvolvimento infantil.

Biografia do Autor

Letícia Apoliana Ferreira Barbosa, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Educação, Universidade Federal do Tocantins PPPGE-UFT. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7524027397107598, ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7926-5308.  E-mail: leticiabarbosa@professor.to.gov.br

Juciley Silva Evagenlista Freire, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins em 2006, Mestre em Educação Brasileira (2001) e Doutora em Educação (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/UFG). Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins, atuando no Curso de Pedagogia do Campus de Palmas e no Curso de Mestrado Profissional em Educação do PPPGE/UFT. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas (NEPED). Atua como pesquisadora no Programa Educação, Pobreza e Desigualdade Social da UFT/MEC/Secadi - Trajetórias Escolares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: Políticas e Gestão da Educação; Organização do Trabalho Pedagógico; Educação e Trabalho; Educação, Pobreza e Desigualdade Social; Currículo. https://orcid.org/0000-0002-5963-8709

Referências

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Publicado
2024-02-29