CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UM OLHAR PARA BNCC
Resumo
Este artigo científico discute a Proposta de Educação Infantil contida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC-EI) do Brasil a partir da perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. O objetivo do estudo é analisar os Campos de Experiência da BNCC-EI em relação ao desenvolvimento e aprendizagem infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e análise documental. Os resultados mostram que a BNCC-EI busca promover a igualdade de conteúdos e ensino entre as redes públicas e privadas, porém, levanta-se a questão se é possível construir uma proposta curricular que leve em consideração a diversidade cultural brasileira. A análise dos Campos de Experiência revela que eles enfatizam noções, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver de acordo com suas faixas etárias. No entanto, existe uma crítica em relação à abordagem dos bebês nessa proposta curricular. Conclui-se que o desenvolvimento e a aprendizagem na Educação Infantil são processos complexos e interdependentes, e é necessário considerar a diversidade cultural e social no currículo dessa etapa da educação. É fundamental também repensar a formação de professores para que eles possam organizar objetivos adequados e promover o desenvolvimento infantil.
Referências
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