OS JOGOS INDÍGENAS KRAHÔ COMO CONTEÚDOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO TOCANTINS

  • Kairo Tavares Freire IFTO
  • Eduardo José Cezari Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O texto é um estudo sobre os Jogos Tradicionais do Povo Krahô, na Escola Estadual Indígena 19 de Abril, localizada na Aldeia Manoel Alves Pequeno, município de Goiatins – TO. Assim, teve como objetivo geral compreender a cultura Krahô e os jogos tradicionais, identificando as principais modalidades esportivas da educação física escolar na escola. A problemática da pesquisa se delimita no entorno da questão norteadora: quais contribuições dos jogos tradicionais indígenas Krahô para as modalidades esportivas da educação física escolar regular? No tocante à metodologia, o estudo é etnográfico, com base na concepção de pesquisa participativa, e ainda observação participante. Os resultados sinalizam a dinâmica dos jogos e brincadeiras indígenas e sua contribuição para uma educação escolar indígena intercultural e bilíngue. A prática dos professores, especialmente daqueles que ministram aulas de Educação Física Escolar poderão se ressignificadas a partir do momento que perceberem que os jogos indígenas a exemplo da corrida de tora, arremesso de lança, cabo de guerra, canoagem, lutas corporais, dentre outras práticas que objetivam a troca de experiências com outras etnias, a confraternização, o interesse em aprender e confraternizar e não buscam o rendimento e a competição de troféus como os exercícios físicos e atividades desportivas da escola regular.

Biografia do Autor

Eduardo José Cezari, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela UFMT/REAMEC. Mestre em Ciências do Ambiente pela UFT. Docente do PPPGE/UFT. Pró-reitor de Graduação da UFT. http://lattes.cnpq.br/9080401095275240. https://orcid.org/0000-0001-7909-1504

Referências

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Publicado
2024-02-29