OS JOGOS INDÍGENAS KRAHÔ COMO CONTEÚDOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO TOCANTINS
Resumo
O texto é um estudo sobre os Jogos Tradicionais do Povo Krahô, na Escola Estadual Indígena 19 de Abril, localizada na Aldeia Manoel Alves Pequeno, município de Goiatins – TO. Assim, teve como objetivo geral compreender a cultura Krahô e os jogos tradicionais, identificando as principais modalidades esportivas da educação física escolar na escola. A problemática da pesquisa se delimita no entorno da questão norteadora: quais contribuições dos jogos tradicionais indígenas Krahô para as modalidades esportivas da educação física escolar regular? No tocante à metodologia, o estudo é etnográfico, com base na concepção de pesquisa participativa, e ainda observação participante. Os resultados sinalizam a dinâmica dos jogos e brincadeiras indígenas e sua contribuição para uma educação escolar indígena intercultural e bilíngue. A prática dos professores, especialmente daqueles que ministram aulas de Educação Física Escolar poderão se ressignificadas a partir do momento que perceberem que os jogos indígenas a exemplo da corrida de tora, arremesso de lança, cabo de guerra, canoagem, lutas corporais, dentre outras práticas que objetivam a troca de experiências com outras etnias, a confraternização, o interesse em aprender e confraternizar e não buscam o rendimento e a competição de troféus como os exercícios físicos e atividades desportivas da escola regular.
Referências
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.