FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO DE BOTÂNICA

UTILIZAÇÃO DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO NA FORMAÇÃO DE DISCENTES EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA NA AMAZÔNIA ORIENTAL MARANHENSE

  • Nayara Costa Centro de Estudos Superiores de Pinheiro - CESPI. Universidade Estadual do Maranhão. Rua Diogo dos Reis, Matriz. Pinheiro – MA, Brasil
  • Rafaella Cristine de Souza Universidade Estadual do Maranhão. GRUMA—Grupo de Magnetoeletricidade, Departamento de Física. Rede Nordeste de Ensino – RENOEN. Campus Universitário Paulo VI, São Luís, Maranhão, Brasil.
  • Suelen Rocha Botão Ferreira
  • Natarscia Camila Luso Amaral Universidade Estadual do Maranhão. GRUMA—Grupo de Magnetoeletricidade, Departamento de Física. Rede Nordeste de Ensino – RENOEN. Campus Universitário Paulo VI, São Luís, Maranhão, Brasil.
  • Raimundo José Barbosa Brandão Universidade Estadual do Maranhão. GRUMA—Grupo de Magnetoeletricidade, Departamento de Física. Rede Nordeste de Ensino – RENOEN. Campus Universitário Paulo VI, São Luís, Maranhão, Brasil.
  • Welberth Santos Ferreira Universidade Estadual do Maranhão. GRUMA—Grupo de Magnetoeletricidade, Departamento de Física. Rede Nordeste de Ensino – RENOEN. PROFEI. Campus Universitário Paulo VI, São Luís, Maranhão https://orcid.org/0000-0001-7141-9501
Palavras-chave: Ensino Fundamental, ODS, Ilustração

Resumo

: Considera-se um desenho/ilustração científica, toda e qualquer imagem desenhada que exibe rigor, correção e objetividade na mensagem que transmite. O presente trabalho teve como objetivo promover a compreensão da importância da ilustração científica para o estudo da Botânica aos acadêmicos, através de uma formação continuada sobre ilustração científica em Botânica no formato de minicurso para professores da Educação Básica e discentes do curso de Ciências Biológicas Licenciatura. Foi ministrado um minicurso de 8 horas para acadêmicos de Ciências Biológicas da cidade de Pinheiro/MA sobre ilustração científica focando na área da botânica para ser utilizado como ferramenta de apoio durante suas aulas. O minicurso obteve uma ótima avaliação geral pelos participantes, com 70% o avaliando como “Excelente” e 30% como “Bom”. Pode-se concluir que a ilustração científica é uma ferramenta poderosa para a representação e comunicação precisa das plantas e que o trabalho despertou interesse nos estudantes, melhorou a compreensão dos conceitos botânicos e promoveu uma aprendizagem mais significativa. As habilidades adquiridas capacitam a contribuir de forma significativa para a divulgação do conhecimento botânico, seja por meio de publicações acadêmicas, materiais educacionais ou pesquisa científica.

Biografia do Autor

Welberth Santos Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão. GRUMA—Grupo de Magnetoeletricidade, Departamento de Física. Rede Nordeste de Ensino – RENOEN. PROFEI. Campus Universitário Paulo VI, São Luís, Maranhão

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Maranhão (2003) e Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é Doutor em Física pela Universidade do Porto. Fez pós-doutoramento em Física pelo Instituto de Nanociência e Nanotecnologia da Universidade do Porto (2014). Foi o coordenador de área da Residência Pedagógica de Física. Docente do programa doutoral em Ensino de Ciências e Matemática da Rede Nordeste de Ensino - RENOEN, e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da UEMA. Tem experiência na área de Física Teórica e Experimental, com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscópicas da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: espectroscopia vibracional em manganitas, materiais multifuncionais, acoplamento magnetoeléctrico, tecnologias e metodologias aplicadas ao ensino. Bolsista de produtividade em Pesquisa - Sênior - Universidade Estadual do Maranhão.

Publicado
2024-11-12
Seção
Artigos em Fluxo Contínuo