FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO DE BOTÂNICA
UTILIZAÇÃO DA ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA COMO RECURSO NA FORMAÇÃO DE DISCENTES EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA NA AMAZÔNIA ORIENTAL MARANHENSE
Resumo
: Considera-se um desenho/ilustração científica, toda e qualquer imagem desenhada que exibe rigor, correção e objetividade na mensagem que transmite. O presente trabalho teve como objetivo promover a compreensão da importância da ilustração científica para o estudo da Botânica aos acadêmicos, através de uma formação continuada sobre ilustração científica em Botânica no formato de minicurso para professores da Educação Básica e discentes do curso de Ciências Biológicas Licenciatura. Foi ministrado um minicurso de 8 horas para acadêmicos de Ciências Biológicas da cidade de Pinheiro/MA sobre ilustração científica focando na área da botânica para ser utilizado como ferramenta de apoio durante suas aulas. O minicurso obteve uma ótima avaliação geral pelos participantes, com 70% o avaliando como “Excelente” e 30% como “Bom”. Pode-se concluir que a ilustração científica é uma ferramenta poderosa para a representação e comunicação precisa das plantas e que o trabalho despertou interesse nos estudantes, melhorou a compreensão dos conceitos botânicos e promoveu uma aprendizagem mais significativa. As habilidades adquiridas capacitam a contribuir de forma significativa para a divulgação do conhecimento botânico, seja por meio de publicações acadêmicas, materiais educacionais ou pesquisa científica.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.