A EXCLUSÃO DOS TERMOS “IDENTIDADE DE GÊNERO” E “ORIENTAÇÃO SEXUAL” DA BNCC

O QUE DIZEM AS PESQUISAS, SOBRE EDUCAÇÃO, REALIZADAS NO PERÍODO DE 2020 A 2022?

  • Silvane dos Passos Barbosa dos Santos Araújo EDUCANORTE - UFT
  • José Damião Trindade Rocha EDUCANORTE - UFT

Resumo

O presente texto apresenta os resultados de uma pesquisa construída em torno da questão: O que se publicou sobre a Base Nacional Comum Curricular no período de 2020 a 2022, principalmente em relação à presença da diversidade sexual no currículo escolar? Para tanto, foram mapeados vídeos no Youtube e pesquisas produzidas nos períodos de 2020 a 2022, nos programas de pós-graduação em Educação, bem como, analisadas as produções a partir dos resultados obtidos. Estes apontam para o retorno a um silenciamento e conformações tácitas.

Referências

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico (org.). Educação Sexual: múltiplos temas, compromisso comum. _ Londrina: UEL, 2009. 190 p.

PELLEGRINI, Deise et al. Youtube: uma nova fonte de discursos. 2010. Disponível em: . Acesso em: 06 fev. 2019

RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. A institucionalização dos saberes acerca da sexualidade humana e da educação sexual no Brasil. In: FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico (org.). Educação Sexual: múltiplos temas, compromisso comum. _ Londrina: UEL, 2009. p. 129-140

ROSEMBERG, Fúlvia. Educação sexual na escola. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v.53, n.1, p.11-19, maio, 1985
Publicado
2024-02-29