PSICOPEDAGOGO: CONTRIBUIÇÃO DE PAIS E PROFESSORES NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM

  • Maria da Conceição Campos dos Santos Faculdade ITOP
  • Nerci Maria Rezende Carvalho Faculdade ITOP

Resumo

Professores com frequência reclamam que enfrentam dificuldades no cotidiano de atitudes de seus alunos como: da agitação; das atividades não completadas; das inquietudes dos alunos; da desatenção; da desobediência às normas; dos alunos que tumultuam as aulas ou que não prestam a atenção nas explicações. Nestes casos esses alunos são considerados como os que atrapalham ou que “vivem no mundo da lua”. Os professores não se sentem com capacitação para compreender e solucionar essas situações presente no cotidiano. Diante dessa complexidade, e dos novos desafios que surgem na escola o presente estudo trata de algumas questões relevantes na área educacional, que são os distúrbios da aprendizagem, que muitas vezes são causadas por alguns Transtornos. Esta pesquisa pretende-se alcançar um conjunto de objetivos ao fazer o estudo buscando relacionar com a abordagem Psicopedagógica e contribuir, como por exemplo: Proporcionar ao professor condições de compreender e ajudar o aluno com TDAH em sua sala de aula. Esta pesquisa ocorreu por meio de levantamentos bibliográficos em livros, revistas e artigos especializados. Este artigo discute a complexidade escolar e as dificuldades enfrentadas pelos professores, a importância do conhecimento do educador para identificar o perfil do aluno com TDAH; bem como, a importância do acompanhamento/ pai, professor e gestor escolar no acompanhamento desse aluno. Visto que conhecer e acompanhar de forma adequada é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento do aluno com Défice de Atenção e Hiperatividade.

Biografia do Autor

Nerci Maria Rezende Carvalho, Faculdade ITOP

Licenciatura em Pedagogia, Especialista em Gestão Escolar, Especialista em Gestão do Ensino, Professora de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Tocantinense de Educação Superior e Pesquisa Faculdade – ITOP, em Palmas - TO

Referências

CIASCA, S.M. Distúrbios de Aprendizagem: Proposta de Avaliação Interdisciplinar, São Paulo, Casa do Psicológo Livraria e Editora Ltda., 2003.

ESTILL, Argolo Clélia — Ler &Pensar - uma questão de Compreensão Leitora. Rio de janeiro, Revinter, 2003

CIASCA . REVISTA DISTURBIO DE APRENDIZAGEM: UMA QUESTÃO DE NOMECLATURA.2003

COLL, César. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo: ÁTICA, 1997.

LAPA, Karina. ADD/ADHD: O que significa? Disponível no site: http://gazetanews.com/addadhd-o-que-significa/ acessado em 24/10/2014.
Publicado
2018-03-31
Seção
Artigos