A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM AMBIENTES HOSPITALARES NO BRASIL
Resumo
Este artigo propõe discorrer sobre a Pedagogia Hospitalar, levando em consideração sua trajetória, pressupostos legais e consequentemente analisar seus princípios e fundamentos. Sendo assim, questionou-se: Como a Pedagogia Hospitalar se efetiva e caracteriza no Brasil? Para obter esta resposta foi definido como objetivo geral: Pesquisar sobre como a Pedagogia Hospitalar se efetiva e caracteriza no Brasil e, como objetivos específicos: Discorrer sobre a Pedagogia Hospitalar no Brasil; identificar as atribuições do Pedagogo Hospitalar; apresentar a importância das atividades pedagógicas no ambiente hospitalar. A metodologia realizada foi uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, que teve como finalidade estabelecer uma inter-relação entre o pesquisador e os estudos escritos, sobre o tema de estudo. Os resultados indicam que a atuação do Pedagogo Hospitalar no Brasil favorece o aprendizado e desenvolvimento das crianças acamadas em hospitais. Concluiu-se que a atuação desse profissional contribui para a continuidade dos estudos interrompidos da criança.
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei8069_02.pdf>. Acesso em: 10 set. 2022.
BRASIL. Parecer CNE N.05/2005. Disponível em:
CUNHA, N. H S. Brinquedoteca: Um mergulho no brincar. 3ª ed. São Paulo: Vitor, 2001.
CUNHA, N. H S. A Brinquedoteca Brasileira. In: SANTOS, M. P. dos. Brinquedoteca: O lúdico em diferentes contextos. 2ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1997.
CECCIM, R. B. & Fonseca, E. S. Atendimento pedagógico-educacional hospitalar: promoção do desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança hospitalizada. In: Temas sobre Desenvolvimento, v.8, n.44, p. 117, 1999.
ESTEVES, C. R. Pedagogia hospitalar: Um breve histórico. 2018. Disponível em:
FARFUS, D. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012.
GARCIA, Ana Júlia et al. Pedagogia Hospitalar e a Atuação do Pedagogo. 2020. Disponível em: http://fasar.edu.br/documentos/TIC/2020/Pedagogia/PEDAGOGIA_HOSPITALAR_E_A_ATUACAO.pdf. Acesso em: 14 set. 2022.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MATOS, Elizete Lúcia Moreira. Pedagogia hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
OLIVEIRA, T. C. Um breve histórico sobre a classe hospitalar no Brasil e no mundo. 2013. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2a hUKEwiFwqCgytrrAhUfIbkGHQ-fBaEQFjAAegQIBBAB&url=https%3A%2F%2Feducere.bruc.com.br%2FANAIS2013%2Fpdf%2F9052_5537.pdf&usg=AOvVaw38NSkCV6XZmLOUA0NWD4pB. Acesso em: 10 set. 2022.
PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de. Crianças e professores em hospitais: aprendizes especiais na diversidade dos contextos hospitalares. In.:Igualdade e diversidade na educação- Anais eletrônicos do XIEndipe- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Goiânia, 26 a 29 de maio de 2002.
RIBEIRO, Luciene; FONSECA, Rosângela; FRANKLIN, Sueli. Contribuições Pedagógicas no Ambiente Hospitalar da Santa Casa de Belo Horizonte. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário UNA, Divinópolis-MG, 2021.
SILVA, Adrieli. O papel do pedagogo no ambiente hospitalar. 2012. Disponível em: < https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-papel-pedagogohospitalar.htm>. Acesso em: 14 set. 2022.
TAAM, Regina. Assistência pedagógica à criança hospitalizada. 2000. 216f. Tese de Doutorado em Educação - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2000.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.