ANÁLISE DOS FATORES CONDICIONANTES NA ESCOLHA DE TIPOS DE FUNDAÇÕES EM SOLOS MOLES

  • Jacimar Alves Pereira Centro de Ensino Superior de Palmas
Palavras-chave: Fundações; Solos- moles; Normas.

Resumo

O presente trabalho tem como temática a análise sobre os fatores que condicionam os tipos de fundações na presença de solo mole. Esta classificação de solo é também chamada de solos compressíveis, eles possuem uma grande quantidade de materiais orgânicos, sendo também composto por um alto teor de umidade.

Estes solos moles podem ser classificados de quatro tipos diferentes, sendo eles arenoso, argiloso, humoso e calcário. Uma de suas principais caraterísticas em relação à resistência é serem mais vulneráveis como suporte de disseminação das cargas provenientes das superestruturas, sendo necessário o estudo e planejamento de fundações profundas. Através deste trabalho, pode-se notar que diversos são os fatores que levam à escolha de um tipo de fundação profunda para solos moles, e que estes fatores não são sempre técnicos, podendo ser muitas vezes econômicos.  Este objetiva-se em analisar a escolha de um tipo de fundação profunda condicionado a este tipo de solo mole.

Referências

ALONSO, Urbano Rodrigues. Previsão e Controle das Fundações.
Ed. Edgard Blucher. São Paulo, 1991.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6122: Projeto e
execução de fundações: procedimento. Rio de Janeiro, 1996.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES - DNIT. Manual de Pavimentação. 3. ed. Rio de Janeiro, 2006. 274p.

MASSOCCO, N.S. Determinação de parâmetros de compressibilidade e de resistência não drenada de argila mole - estudo de caso. Trabalho de conclusão de curso (Graduação), Universidade Federal de Santa Catarina. SC, 2013. Disponível em:
NOGAMI, J.S. e VILLIBOR, D.F. - Pavimentação de baixo custo com solos lateríticos. São Paulo: Villibor, Brasil, 1995

PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia científica: abordagem teórico-prática. 10. ed. ver. atual. Campinas, SP: Papirus, 2004.

REBELLO, Yopanan Conrado Pereira. Fundações: Guia Prático de Projeto, Execução e Dimensionamento. 2008. São Paulo. Zigurate Editora.

TEIXEIRA, Alberto Henriques. Tema I – A Padronização da Sondagem de Simples Reconhecimento. ANAIS DO V CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS. São Paulo, 1974.

CAMILIANA. União Social. Manual de orientações para trabalhos acadêmicos. 3. ed. rev. amp. São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2012.
Publicado
2023-12-23
Seção
Artigos