OS SENTIDOS DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE JOVENS MULHERES BOA-VISTENSES

  • Angélica Paula Ferreira Gomes Universidade do Estado do Pará
  • Lucélia de Moraes Braga Bassalo
Palavras-chave: Experiência escolar. Ensino Médio. Jovens mulheres. Método Documentário.

Resumo

Estudo realizado com jovens mulheres boa-vistenses egressas da Educação Básica do município de São Sebastião da Boa Vista, no estado do Pará. Teve como objetivo compreender os sentidos da experiência escolar, no Ensino Médio, identificar os elementos que se destacam na experiência escolar, analisar as singularidades das experiências nas trajetórias biográficas que marcaram as suas escolhas após o Ensino Médio e delinear os fatores que dificultaram ou impediram o prolongamento dos estudos.  Com caráter qualitativo, adotou o Enfoque Fenomenológico, a Entrevista Narrativa e o Método Documentário como percurso metodológico. Ao final, revelou que os sentidos atribuídos à experiência escolar representavam uma esperança, relacionada ao que passou, mudou, transformou e, principalmente, ao que ainda viria, assim como influenciavam nos percursos seguidos após a Educação Básica, porque a intenção de prolongar os estudos vinha das expectativas criadas no espaço de aprendizagem.

Publicado
2024-02-29