CONEXÕES SUSTENTÁVEIS: A EDUCAÇÃO DIGITAL E O EMPODERAMENTO DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA ECOLOGIA DO PENSAMENTO COMPLEXO
Resumo
Esta pesquisa visa a estudar a possibilidade de uso das tecnologias digitais entre os povos originários do Tocantins com vista à inclusão digital, buscando entender a importância do fomento à tecnologia digital como via de troca de saberes na busca do pensamento complexo. O objetivo é refletir sobre a possibilidade do uso da tecnologia tanto no letramento digital dessas comunidades quanto, no viés oposto, na possibilitação de utilização da tecnologia para que as comunidades tradicionais possam divulgar os seus conhecimentos ancestrais para que possam dialetizar-se com o conhecimento científico da Academia. A pesquisa utilizará uma metodologia descritiva exploratória, a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Busca-se, com a pesquisa, verificar a importância da inclusão digital em comunidades originárias, como ponto de partida para uma Ciência Aberta dentro da Universidade Federal do Tocantins, em vista a um conhecimento não apenas de inclusão, imposição do pensamento científico, mas de dialeticidade de saberes e ampliação da cognição na construção de um conhecimento complexo entre o ancestral e o científico.
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