EDITORIAL

  • José Carlos de Melo Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

A Edição Especial da Revista MULTIDEBATES – História Social, Política , Econômica e Cultural que ora entregamos ao domínio público é fruto do esforço conjunto dos alunos e professores orientadores do Curso de História (Parfor) no município de Grajaú, Estado do Maranhão, e demonstra a competência e o comprometimento dos integrantes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/UFMA) na modalidade presencial, instituído para atender ao disposto no artigo 11, inciso III, do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, implantado em regime de colaboração entre a União (por meio da Capes), os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e Instituições de Educação Superior (IES).

 

Biografia do Autor

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

ós doutor em Educação pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, Doutor em Educação: Currículo na linha de pesquisa Políticas Públicas e Reformas Educacionais e Curriculares pela PUC-SP, Mestre em Educação pela Université Du Quebec à Montréal - UQAM - Canadá, Especialista em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas Jacarepaguá - RJ, Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, É Docente Associado II do departamento de Educação II na UFMA, Docente do Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação Infantil, Psicologia da Educação, Currículo, Docência no Ensino Superior, Educação Ambiental e Prática Docente. Foi coordenador de área do PIBID-UFMA/CAPES Pedagogia (05-2010 à 01-2014) e Membro do Núcleo de Educação e Infância da UFMA - NEIUFMA/Tutor do PET Conexões dos Saberes Pesquisas em espaços Sócios pedagógicos (02/2014 a 10/2017) Coordenador Adjunto do CEDEI e Coordenador do Curso de Extensão Docência em Educação Infantil (2013 a 2017). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infância & Docência - GEPEID. Consultor Ah Doc de vários periódicos Nacionais. Membro do corpo editorial da Editora Cientifica Digital.

Lattes iD http://lattes.cnpq.br/1282285394690979 Orcid iD https://orcid.org/0000-0002-0501-8141
Telma Bonifácio dos Santos Reinaldo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão. Possui graduação em Historia pela Universidade Federal do Maranhão (1980) e doutorado em Ciências da Educação pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas (2005). Ocupante da cadeira nº 06 do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, professora da Faculdade de Teologia Integrada, sócio correspondente brasileiro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro e professora pesquuisadora da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA. Tem experiência na área de História, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino; história; professor, ensino de história; parametros curriculares; ensin, curriculo; curriculo por competencias; competencia, currículo; currículo de historia; formação de professores.

http://lattes.cnpq.br/5242381268998292

Referências

.
Publicado
2023-09-22