A IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO CURSO ACADÊMICO DE HISTÓRIA DA UFMA NA CIDADE DE GRAJAÚ – MA (2015)
Resumo
Este capítulo tem como proposta revisitar a implantação do primeiro curso
acadêmico de História pela Universidade Federal do Maranhão na cidade de
Grajaú no ano de 2015 e alguns aspectos de sua trajetória até este momento.
A narrativa foi estruturada em tópicos que convidam o leitor a percorrer os
caminhos que levaram à implantação do curso de História – UFMA em nossa
cidade. O primeiro, “O CURSO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL
DO MARANHÃO”, revisita aspectos históricos da implantação do curso de
História na Universidade Federal do Maranhão; o segundo, “O CURSO DE
HISTÓRIA PARFOR UFMA – GRAJAÚ”, traz apontamentos sobre o Programa
Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), com
ênfase na implantação do primeiro curso de Licenciatura em História em nossa
cidade no ano de 2015; o terceiro e último tópico, “HISTÓRIAS E MEMÓRIAS
DA PRIMEIRA TURMA DE HISTÓRIA PARFOR GRAJAÚ – MA (2015 – 2019)”
traz as falas dos entrevistados e suas lembranças e impressões do Curso.
Considerando a lacuna de obras que tratam especificamente da História da
UFMA, bem como dos Programas por ela desenvolvidos, a exemplo do
PARFOR, ousamos fazê-la, ainda que pontualmente, a partir de uma
interlocução virtual, ou seja, lançando mão de informações obtidas, em larga
medida, em plataformas digitais, bibliotecas virtuais e sites. Quanto ao aparato
metodológico, para além das leituras e organização de marcos históricos da
trajetória da UFMA e do PARFOR, a pesquisa orientou-se pelas balizas
propostas pelas História e Memória Oral.
Referências
Educação. Razões, princípios e programas. Brasília – DF, MEC, 2007.
Disponível em:
http://www.slideshare.net/solangesoares/cfakepathanfope-1998
FERREIRA, Cristina Torres da Silva. Concepção e implementação do
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica –
PARFOR no Estado do Maranhão. I ENCONTRO ESTADUAL DA
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA
EDUCAÇÃO – SEÇÃO MARANHÃO (APAE-MA), 2013. Disponível em:
https://pt.slideshare.net/123cristina/concepo-e-implementao-do-plano-
do-maranho
MARINHO, Raimunda. POLÍTICA PÚBLICA E FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORES E DESAFIOS DO PARFOR NA UFMA.
1998. Disponível em:
http://www.joinpp.ufma.br//jornadas/joinpp2013/Jornadaeixo2013/anais-
eixo15-
impassesedesafiosdaspoliticasdeeducacao/politicapublicadeformacaocontinuad
adeprofessoresedesafiosdoparfornaufma.pdf
Ministério da Educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal
de Nível Superior Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica –
DEB Coordenação Geral de Docentes da Educação Básica – CGDOC Setor
Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06 – 4º andar.
https://www.aedi.ufpa.br/parfor/aruquivos/legislacao/MANUALOPERATIVO.PD
F).
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE
LICENCIATURA EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO
MARANHÃO – UFMA. Coordenadoria do curso de História. São Luís, 2014.
Disponível em:
http://www.ufma.br/portalUFMA/arquivo/Q3ppkb971ac4pcC.pdf
SEMED. Relatório dos cursos presenciais do PROFEBPAR/UFMA
em Grajaú - MA. Secretaria de Educação do Município de Grajaú – Maranhão,
2016.
VASCONCELOS, C. A. O Projeto Educativo como plano global da
instituição. São Paulo: Libertad, 2006. Disponível em:
http://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/historico.jsf
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.