ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA À LUZ DE PAULO FREIRE: UM ESTUDO A PARTIR DA REALIDADE DA E. M. PAULO FERRAZ DE SOUSA DE GRAJAÚ, MA

  • Rejania dos Santos Barros Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Paulo Sergio Castro Pereira Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resumo

Aborda as práticas pedagógicas da disciplina de História na Escola Municipal
Paulo Ferraz de Sousa, no Maranhão. Busca entender como os professores
estão trabalhando para formar alunos conscientes de seu papel no mundo. O
estudo entrelaça as propostas de ensino da História estabelecidas pelas leis
com as reflexões de autores como Schimdt, Freire e Fonseca. Contribui para a
discussão sobre o Ensino de História na educação básica para entender como
o professor pode atuar no processo de empoderamento do aluno como sujeito
crítico. Faz-se a análise local para apreender como os professores do
município de Grajaú estão determinados a mudar as condições políticas e
sociais da comunidade escolar por meio da escolarização. Busca entender a
realidade escolar e propor práticas de ensino.

Biografia do Autor

Rejania dos Santos Barros, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduada em História pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA – PARFOR – Grajaú.
Professora da rede Municipal. ORCID: 0009-0006-4319-058X.
http://lattes.cnpq.br/2794188457994663 . rejania@gmail.com

Paulo Sergio Castro Pereira, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil, (2008).
Professor da Universidade Federal do Maranhão. Diretor Colégio Universitário – Colun –
UFMA, ORCID: 0009-0004-7926-2392 Lattes: http://lattes.cnpq.br/3768876840208818
E-mail:paulo.castro@ufma.br

Referências

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Publicado
2023-09-22