EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL: A LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA, UM CAMINHO

  • Daniele Teixeira UNIFEV
Palavras-chave: Lei 10.639/03, Diversidade étnico-racial, Literatura negro-brasileira, Ensino de literatura, Pluralidade cultural

Resumo

Este artigo pretende refletir e apresentar uma proposta pedagógica para o ensino das relações étnico-raciais. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de Laraia (2001) e Gomes (2003), na área de literatura valeu-se das contribuições de Candido (1995) e Cuti (2010), sobre o ensino de literatura africana e afro-brasileira os documentos oficiais como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (1999) e Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2006). A proposta possibilita ao aluno ter acesso à história e à cultura africanas em sala de aula contextualizadas com sua realidade.

Biografia do Autor

Daniele Teixeira, UNIFEV

Graduada em Letras – Português / Inglês no Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV), Votuporanga - SP, Brasil.

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Publicado
2018-02-28
Seção
Artigos