A COMUNICAÇÃO E OS SEUS IMPACTOS NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL EM MEIO À PANDEMIA DO COVID-19

Palavras-chave: Comportamento organizacional, Comunicação interna, Mudança organizacional

Resumo

Com a pandemia da COVID-19 e em um contexto marcado por grandes mudanças do cenário organizacional, houve a intensificação da importância da comunicação interna nos mais diversos campos, inclusive no campo comportamental, a fim de dar apoio ao colaborador diante as novas demandas geradas pelo distanciamento social e da proximidade entre a vida pessoal e profissional. Nesse contexto a presente pesquisa visa conhecer quais os principais impactos causados pela comunicação interna no comportamento organizacional dos servidores públicos da Secretaria da Administração do Estado do Tocantins (SECAD) em meio à pandemia, e para alcançar este objetivo foram estabelecidos como objetivos específicos: Identificar os canais de comunicação interna existentes no órgão e a efetividade de sua utilização; analisar os elementos comuns do comportamento relacionados à comunicação interna em meio à pandemia e demonstrar através das normas existentes as medidas adotadas pela SECAD a fim de reduzir os impactos causados pela mudança compulsória imposta mundialmente. Metodologicamente este artigo lança mão de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Os resultados mostraram que a secretaria vem exercendo um papel importante a fim de suprir os impactos desencadeados, mas que ainda carece de medidas mais efetivas de forma a vencer as barreiras da virtualidade e dar suporte ao público interno.

Biografia do Autor

Ana Solimar Gonçalves Alves, Faculdade ITOP

Bacharel em Administração

http://lattes.cnpq.br/7870379606791576

Roberto Mauro Guarda, Faculdade ITOP

Orientador

Professor do curso de Administração da Faculdade ITOP

http://lattes.cnpq.br/9629813384421017

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Publicado
2023-10-30
Seção
Artigos