“CURRÍCULO FESTIVO” E SUAS VOZES AUSENTES

Palavras-chave: Educação, Currículo Festivo, Vozes Ausentes.

Resumo

O presente texto revisita a categoria do “currículo festivo”, amplia o seu significado e o leva para a discussão das demandas dos grupos que compõem a diversidade, a partir de uma revisão bibliográfica que une autores clássicos e atuais do campo dos estudos curriculares, em diálogo com o contexto político brasileiro atual, o objetivo central é caracterizar quais são as vozes ausentes desses currículos, em seguida apontar as possibilidades de feitura e prática de propostas curriculares de caráter emancipador com vistas a consolidar a presença dessas mesmas vozes ausentes em suas diferentes manifestações, evocando a necessidade de feituras curriculares que tomem a diversidade humana como norte e se materializem em práticas curriculares que não apaguem essas vozes.   

Biografia do Autor

Francisco Thiago Silva, UnB

Professor adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação (FE) na Universidade de Brasília (UnB), na área de Currículo, Didática e Avaliação. Credenciado aos Programas de Pós-Graduação em Educação – Modalidade Profissional (PPGE/MP) e Acadêmica (PPGE) na UnB. Pós-doutor (2023) em Políticas de Currículo, Minorias Sociais e Formação Docente pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor (2017) e Mestre (2013) em Educação e Currículo pela UnB. Licenciado em História (2008) e em Pedagogia (2015). Líder do Grupo de Pesquisa “Currículo e Processo Formativo: inovação e interdisciplinaridade” - (CNPq). Membro da Associação Brasileira de Currículo (AbdC). Investigador na área de Currículo e Formação de Professores e Ensino de História. Foi professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) entre 2005-2018.

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Publicado
2023-10-13
Seção
Artigos