A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Palavras-chave: Ferramentas Tecnológicas. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

Aprender é um processo consequente do ensinar e para que tanto o aprendiz como o professor sejam beneficiados, é necessário que o processo de ensino e aprendizagem seja atraente para ambos. No entanto, ainda há necessidade em implementação de recursos inovadores de ensino nas aulas de matemática, parte dessa carência se dá pelo pouco ou nenhum uso de ferramentas tecnológicas por parte de professores que ainda apegam-se à métodos tradicionais de ensino. O uso de ferramentas tecnológicas torna disciplinas que são vistas como complexas, como a matemática, mais acessíveis de se entender, gerando assim o prazer em ensinar e a maestria em aprender. Para esta pesquisa, utilizou-se o método bibliográfico de coleta de informações com a finalidade de abordar a importância do uso de ferramentas tecnológicas no processo de ensino aprendizagem da matemática. Com isto, percebe-se que ainda há carência no uso de métodos inovadores de ensino e que seu uso propicia a melhor aprendizagem da disciplina de matemática.

Biografia do Autor

Adriano da Silva Matias, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduando do curso de Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

Rafaela Rezende da Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduanda do curso de Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Lourimara Farias Barros Alves, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduada em Ciências - Habilitação Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (1999) . Especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras-UFLA ( 2001). Mestre em Matemática pela Universidade de Campinas -UNCAMP (2009). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC - UFMT, polo da UFPA (2019). Professora de Matemática no Ensino Médio e professora do Campus Balsas-UEMA junto ao Departamento de Matemática. Exercendo atualmente a função de Diretora do Curso de Matemática - Campus Balsas/UEMA, deste janeiro de 2021. 

Referências

10 FERRAMENTAS tecnológicas para Educação, Prova Fácil, 2015. Disponível em: https://www.provafacilnaweb.com.br/blog/ferramentas-tecnologicas-para-educacao. Acessado em: 19/10/22.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LAKATOS, Eva e Marconi, Marina. Fundamentos de metodologia científica. SP : Atlas, 2001.

MENDES, I. A. Matemática e investigação na sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. Natal: Flecha do Tempo, 2006.

MORAN, José M: MASETTO, Marcos T: BEHRENS, Marilda A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 5. ed. São Paulo: Papiros, 2002

MORRO, E. L. S. ESTABEL, L.B. As tecnologias de informação e de comunicação no processo de ensino e ensino e de aprendizagem. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 15, n, 34, p. 1-21, 22 nov.2019.

OLIVEIRA, Sandra Alves. O lúdico como motivação nas aulas de Matemática, artigo publicado na edição nº 377. Jornal Mundo Jovem, 2007.

PEREIRA, A. M., Tecnologia x Educação. Dissertação de Pós-Graduação Latu Sensu em Docência do Ensino Superior. Faculdades Candido Mendes. Rio de janeiro, 2011.

PERIUS, Ana Amélia Butzen. A tecnologia aliada ao ensino de matemática. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cerro Largo, RS, Brasil, 2012.

PINTO, A. M., As Novas Tecnologias e a Educação, 2002. Disponível em: www.novastecnologias9.webnode.com. Acesso em 24/10/22.

PINTO, A. V., O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2v, 2005.

RIBEIRO, F. M. & Paz, M. G. O ensino da matemática por meio de novas tecnologias.(2013). Disponível em: //facos.edu.br/publicacoes/revistas/modelos/agosto_2013/pdf/o_ensino_da_matematica_por_meio_de_novas_tecnologias.pdf. Acessado em 15/10/2022.

SEGANTINI, Jésus Henrique. O uso das tecnologias na sala de aula, como ferramenta pedagógica e seus reflexos no campo. Universidade Federal do Paraná. 2014. Disponível em:https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/50327/R%20-%20E%20 %20JESUS
%20HENRIQUE%20SEGANTINI.pdf?sequence=1. Acesso em: 15/09/2022.

SOUZA, Roberto de, Joami. PATARO, P.R.M. Vontade de saber Matemática. 1. Ed. São Paulo: FTD, 2009.

TECNOLOGIA, 2021, Disponível em: https://www.significados.com.br/tecnologia-2. Acessado em: 16/10/22.

SANTOS, Jamilly Rosa; ZABOROSKI, Elisângela. Ensino Remoto e Pandemia de CoViD-19: Desafios e oportunidades de alunos e professores. Interacções, v. 16, n. 55, p. 41-57, 2020.
Publicado
2023-02-23