EDUCOMUNICAÇÃO E SUA FORÇA TRANSFORMADORA

  • Geolange Carvalho Ferreira Universidade Federal do Tocantins
  • Vanessa de Souza Santos Moraes Universidade Federal do Tocantins
  • José Lauro Martins Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0001-7817-8165
Palavras-chave: Metodologia de aprendizagem, educomunicação, sociedade contemporânea.

Resumo

Neste estudo procuramos evidenciar o conceito de educomunicação, enquanto metodologia de aprendizagem direcionada à construção de espaços comunicativos que permitem expressiva participação dos aprendentes no contexto escolar. Propomos trazer reflexões acerca das contribuições metodológicas da educomunicação que levam à promoção de ações que interferem positivamente na resolução de problemas visíveis na sociedade contemporânea. Trata-se de um estudo ensaístico bibliográfico, baseado nas reflexões de Morin (2000) que reverbera sobre os dilemas da prática de ensino fundamentados nas contribuições incisivas de Freire (2001) e Soares (2000) que mencionam a interface da comunicação e educação, carregada de possibilidades pedagógicas em favor do protagonismo do aprendente. Entendemos que ações educomunicativas são capazes de produzir mudanças exponenciais na sociedade contemporânea. Assim, é necessário avançar e colocar em prática habilidades capazes de superar modelos educacionais monolíticos que não se encaixam mais na sociedade que anseia por ações que interfiram nos problemas sociais circundantes à escola.

Biografia do Autor

Vanessa de Souza Santos Moraes, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Ensino na linha de Tecnologias Aplicadas na Educação com ênfase na Formação Continuada de Professores / Instrutores na Sociedade Contemporânea. Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica e em Psicopedagogia Escolar. Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas. Tem experiência em revisão linguística e em docência (Língua Portuguesa e Inglesa) da educação básica pública e privada, na orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, na coordenação pedagógica do ensino público e Seção Técnica de Ensino - STE em Núcleo de Pesquisa e Extensão. (Texto informado pelo autor)

José Lauro Martins, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Ciência da Educação - Universidad Autónoma de Asunción (2005) e doutorado em Ciência da Educação pela Universidade do Minho (2014) e revalidado pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins no curso de jornalismo, no Programa de Mestrado em Ensino em Ciências e Saúde e no ProfNit da UFT. Participo do Núcleo Opaje. Fui professor desde o ensino fundamental, minha área de reflexão e pesquisa é a gestão da aprendizagem e o ensino hibrido. Questiono sempre a educação, é minha eterna interrogação.

Referências

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Publicado
2023-12-19
Seção
Ensaios