Um estudo de formação de leitores

um olhar sobre o projeto mediadores de leitura da instituição SESC de Palmas-To

  • Paloma Aparecida de Matos Tavares IFTO
Palavras-chave: leitura; mediadores de leitura; linguagem.

Resumo

A proposta deste trabalho consiste em discutir o papel da leitura para a formação do homem como ser social. Assim, é apresentado no decorrer do artigo contribuições que o ato de ler ocasiona, como o desenvolvimento do vocabulário, maior conhecimento sobre os tipos de enunciados que são adequados a determinadas esferas sociais, enfim, o seu benefício para a linguagem como um todo. Além do mais, é discutido sobre o poder que a leitura tem de tornar o homem um ser complexo, que não se deixa alienar, não aceita ser oprimido, uma vez que a leitura aguça o espírito crítico, tornando o indivíduo um ser humano não alienável. Para tanto, serão utilizados como suporte teórico estudiosos como: Bakhtin (1997; 2009), Harold Bloom (2001), Michèle Petit (2008), Marcuschi (2008), Geraldi (1996). Cabe destacar ainda que, a formação do leitor assíduo é um processo difícil, no qual é necessário iniciar-se na infância e prolonga-se pelo resto da vida. Processo esse, que é fundamental a contribuição de mediadores de leitura e que esses sejam realmente leitores amantes dos livros, para que possam, efetivamente, incentivar a leitura. Dessa forma, o artigo faz uma análise do Projeto Mediadores de Leitura do SESC, por meio de entrevistas com duas educadores participantes desta ação. Através da análise, buscou-se compreender como o projeto era desenvolvido, o seu trabalho de levar a leitura para a sociedade e incentivá-la, por fim, a sua contribuição na constituição do ser humano crítico.

 

Referências

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Publicado
2023-10-13
Seção
Artigos