RESENHA DO TEXTO “A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: QUAIS OS DESAFIOS DO PROFESSOR?”, DE IVANDA MARTINS

ALGUMAS INJUNÇÕES CRÍTICAS SOBRE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: TEMOS ALTERNATIVAS NOVAS PARA UMA VELHA CRISE?

Palavras-chave: Ensino de Literatura, Leitura, Escola, Ensino Médio

Resumo

Item não exigido para o gênero resenha.

Biografia do Autor

Francisco Renato Lima, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Linguística, área de concentração: funcionamento do discurso e do texto; subárea: Linguística Textual, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM); Docência para o Ensino Superior (IESM); Educação a Distância (UNOPAR); Docência no Ensino Superior (UNIFSA); Linguística Aplicada na Educação (UCAM); Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola (ENSP/FIOCRUZ); Psicopedagogia Clínica e Institucional (FUNIP) e Informática na Educação (IFMA). Mba em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada (UNESA). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Membro (sócio efetivo) da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) e da Associação de Leitura do Brasil (ALB). É organizador (em parceria e individual), coautor e autor de livros nas áreas de educação e de linguagem, dentre eles, a autoria de: 'Letramentos e retextualização em contextos de consulta médica: um estudo sobre a compreensão na relação médico-paciente' (Mercado de Letras/2019) e 'Fake news e campanhas de vacinação: a experiência com projetos de intervenção pedagógica na Educação Básica' (Pedro & João Editores/2019). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, amparado pelos pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da Linguística Textual, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramentos sociais; Gêneros discursivos; Retextualização; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. Atualmente é Professor Assistente (substituto) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), lotado na Coordenação do Curso de Letras - Português, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Campus Poeta Torquato Neto. Professor Formador I (coordenador de disciplinas) do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI).

Referências

MARTINS, Ivanda. A literatura no Ensino Médio: quais os desafios do professor? In: BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (Orgs.). Português no Ensino Médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 83-102.

CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-809, 1972.

COUTINHO, Afrânio. O ensino de literatura. Rio de Janeiro: A Noite, 1950.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

POUND, Ezra. Abc da literatura. São Paulo: Cultrix, 2003.

POUND, Ezra. A arte da poesia: ensaios escolhidos. Trad. Heloysa Dantas e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix e Edusp, 1976.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). Escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 17-48.
Publicado
2022-08-20
Seção
Resenhas