INDISCIPLINA ESCOLAR: INFLUÊNCIAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

  • Ismael Lemes Vieira Júnior FMB

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade abordar o tema “Indisciplina Escolar: Influências e Desafios Contemporâneos”, em uma Escola da Rede Municipal de São Luis de Montes Belos/GO. Apresenta em seu contexto uma análise teórica acerca da Indisciplina na Escola, visando pontuar os diferentes contextos que influenciam o comportamento indisciplinado do aluno. Para dar ênfase ao trabalho, os principais teóricos que embasaram as análises do tema proposto foram Aquino (1996); Schargel (2002); Vasconcellos (2009) entre outros.  A indisciplina na sala de aula tem relação com os aspectos vivenciados na prática pedagógica dos professores e na vida escolar dos alunos, como uma realidade em constante desafio, visto que tal tipo de comportamento pode ser uma das maiores causas do fracasso escolar. No entanto, é no ensino fundamental que este problema incide com maior frequência. Suas causas são diversas e, muitas vezes, parecem insolúveis. Visto que, tem causas sociais e não apenas educacionais. Para tanto, percebe-se que há necessidade de um estudo aprofundado acerca do tema proposto.

Publicado
2022-02-17