INICIAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: UM ESTUDO A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA BRASILEIRA (2015-2019)

Palavras-chave: Indução docente. Formação de Professores. Formação docente.

Resumo

A iniciação à docência pode ser um período bem desafiador para os egressos dos cursos de licenciaturas. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é apontar e analisar as principais contribuições das produções acadêmico-científicas brasileiras, para a compreensão da realidade da inserção profissional dos professores da educação básica. Realizou-se uma busca criteriosa por dissertações de mestrado e teses de doutorado nos anos de 2015 a 2019, no banco de dados da CAPES, utilizando a metodologia do Estado da Arte. A partir desta busca, foram selecionados nove trabalhos, nos quais foram analisados princípios norteadores da formação docente utilizados pelos autores. Os dados coletados demonstram ausências de políticas públicas de incentivo à iniciação à docência, bem como a não implementação de normativas, protocolos e orientação para a recepção dos professores iniciantes nas instituições escolares pode trazer consequências negativas para seu desenvolvimento profissional. A estratégia formativa da Indução Docente se caracterizou como uma iniciativa valida para auxiliar a inserção docente, demonstrando ser o elo entre a formação inicial e a continuada, incentivando a permanência dos professores iniciantes na carreira docente e possibilitando o seu desenvolvimento profissional.

Biografia do Autor

Natalia Marques Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia

Aluna do mestrado profissional no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2020). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2016). Pesquisa e desenvolve projetos na área de formação de professores com ênfase na Indução Docente.Professora efetiva da educação básica do município de Uberlândia.

Vlademir Marim, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pós-doutor em Políticas Públicas para Formação de Professores, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8618346653372477. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4754-8802

Publicado
2022-02-17