EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REINSERÇÃO DE CRIANÇAS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Palavras-chave: Reinserção escolar, Oncologia, Pediatria

Resumo

Uma das determinações para que a saúde seja estabelecida é o acesso a condições educacionais e sociais. Tendo em vista o tema vigente, a reinserção escolar de crianças e adolescentes em tratamento oncológico compreende como um dos caminhos para que a saúde do paciente seja restabelecida. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo identificar a opinião de profissionais da educação e profissionais da saúde sobre a reinserção e/ou manutenção de crianças com câncer no âmbito escolar; estudar a importância da escolaridade na vida da criança e adolescente que está no processo de tratamento de câncer e avaliar o estado da arte atual da pedagogia hospitalar no Brasil. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa de corte transversal. Participarão da pesquisa profissionais de saúde e profissionais da educação a fim de que possam emitir sua opinião e/ou experiência acerca da pedagogia hospitalar e da reinserção da criança com câncer nas atividades escolares.

Biografia do Autor

Gabriel Losada de Carvalho Junqueira Losada de Carvalho Junqueira, Universidade de Mogi das Cruzes

Estudante de medicina na Universidade de Mogi das Cruzes

Giovanna Campilongo Belo, Universidade de Mogi das Cruzes

Estudanrte de Medicina na Universidade de Mogi das Cruzes

Laura Ataide Câmara, Universidade de Mogi das Cruzes

Estudante de Medicina na Universdiade de Mogi das Cruzes

Lucas Ariki Mifune, https://orcid.org/0000-0002-9815-1776

Estudanrte de Medicina na Universidade de Mogi das Cruzes

Valentina Acero, Universidade de Mogi das Cruzes

Estudante de Medicina na Universidade de Mogi das Cruzes

Janete Nagasawa Sato, Universidade de Mogi das Cruzes

Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e professora da Universidade de Mogi das Cruzes,

Publicado
2022-02-17