MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E ATIVIDADES LÚDICAS PARA O ENSINO DE CRIANÇA COM AUTISMO

Palavras-chave: Atividades Lúdicas. Mediação Pedagógica. Transtorno do Espectro Autista.

Resumo

O artigo abordou a mediação pedagógica e as atividades lúdicas adotadas para a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de uma criança com autismo. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória na qual foram planejadas e realizadas atividades que trouxeram contribuições para a aprendizagem e para o desenvolvimento da criança. Conclui-se que a aquisição de conhecimentos específicos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) aliada a uma perspectiva lúdica da aprendizagem colaborou na construção de um planejamento adequado que favoreceu a efetivação das intervenções necessárias para a criança com autismo, a partir da organização de estratégias e da utilização de recursos pedagógicos que subsidiaram a promoção das potencialidades dessa criança.

Biografia do Autor

Thais Andrea Carvalho Figueiredo Lopes, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão. E-mail: thaisacfl@gmail.com

Maria Clara Mineiros Souza, Universidade Federal do Maranhão

Aluna do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4692182894379608.
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7066-1320

Publicado
2022-02-17