EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM CAMPO MULTIFACETADO

  • Claudia Belo da Silva Universidade Unigranrio
  • Giseli Capaci Rodrigues Universidade Unigranrio
  • Márcia Melo Dórea
Palavras-chave: Macrotendências de Educação Ambiental, política ambiental, transformação social.

Resumo

O presente artigo traz uma retrospectiva histórica da institucionalização da Educação Ambiental (EA) no Brasil e no mundo, bem como as políticas ambientais vigentes. Propõem-se ao estudo das classificações das macrotendências de Educação Ambiental no Brasil organizadas por LAYRARGUES e LIMA (2011, 2014), diferenciadas e organizadas como conservacionista, pragmática e crítica. As mesmas são interpretadas utilizando-se do diálogo com as literaturas deste campo, bem como com o apoio da noção de Campo Social de Bourdieu. Ele objetiva ainda compreender como as macrotendências pedagógicas da Educação Ambiental se estabeleceram ao longo da história. O artigo traz ainda reflexões relativas às concepções de Educação Ambiental vigentes na escola, bem como convida o leitor a pensar os caminhos que sua prática pedagógica de Educação Ambiental percorre.  Para tal foi realizada revisão de literatura utilizando como aporte teórico principal, o trabalho de Layrargues e Lima (2011, 2014) dentre outros estudiosos do campo da EA.

Publicado
2022-02-17