RECURSOS TECNOLÓGICOS: CONDIÇÕES DE TRABALHO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA, RELATOS DOS(AS) EDUCADORES(AS) DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A pandemia do COVID-19 marcou a educação com a necessidade de reconfigurações no contexto educacional, precisaram se readaptar a um novo modelo de fazer e ministrar atividades, bem diferente ao antes praticado. Mediante esta mudança surge a proposta de investigação deste trabalho que tem por objetivo analisar a situação dos educadores(as) em seus desafios de ministrar atividades remotas com o uso de recursos tecnológicos, bem como avaliar as condições de trabalho e práticas pedagógicas utilizadas no período de Pandemia do COVID-19. Com a investigação coube analisar de forma quanti-qualitativa exploratória, fazendo uso de questionário on-line, recurso do google forms, com o intuito de conhecer a realidade vivenciada pelos educadores(as). A pesquisa recolheu dados e a partir deles foram elaborados tabelas e gráficos para o melhor entendimento do apurado. Quanto ao apoio bibliográfico contamos com: Albuquerque (2019), Barbosa, Viegas e Batista (2020), Mello e Jesus (2021), Souza, Paixão e Rosa (2021), Bottentuit Júnior (2020, 2016, 2007, 2006), dentre outros, que propiciaram a compreensão da investigação. As investigações revelaram que para os educadores o uso dos recursos tecnológicos foi um desafio já que em sua formação não deu capacitação suficiente, trouxe à tona a desigualdade já existente, deixando ainda mais evidente os problemas da educação. Como sugestão se destaca a necessidade de revisão dos currículos de formação dos educadores(as), e a introdução das tecnologias no currículo escolar, aos poderes públicos fica o alerta em destinar um olhar mais dedicado aos problemas que a Pandemia de COVID-19 vieram a evidenciar no processo educacional.
PALAVRAS-CHAVE: recursos tecnológicos, práticas pedagógicas, pandemia.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.