CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: OS SIGNIFICADOS E IMAGENS DE SER PROFESSOR
Resumo
Dialogar a respeito do constituir-se professore se faz importante nos dias atuais, de enfrentamento de desafios na profissão. O objetivo desse estudo foi analisar as contribuições da formação inicial de professores em exercício, para a constituição do ser docente. Realizamos uma pesquisa de abordagem prioritariamente qualitativa, e utilizamos procedimentos de revisão bibliográfica, de conceitos e grupo de discussão e entrevistas semiestruturadas com professores em exercício da profissão e em formação na graduação de Pedagogia npParofr/Uneb. Realizamos a pesquisa no contexto do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Programa Parfor, realizado no âmbito da Universidade do estado da Bahia-Uneb, com professores que atuam nos anos iniciais da educação básica e estavam em formação inicial. O referencial teórico utilizado fundamenta-se principalmente nas concepções de Sacristàn (1999), Roldão (1999, 2002, 2003), Morgado (2011), André e Placco (2007), Feldmann (2009 ) Flores, Nóvoa (1999), Brzezinsky (2014, 2019), dentre outros. O estudo demonstrou a importância da formação chegar até esses profissionais que estão inseridos no contexto da educação, assim como trouxe contribuições para a constituição de sua profissionalidade, através da relação de construção de conhecimentos em relação ao saber e ao fazer docente, em um contexto de saber e afeto.
Palavras-Chave: Formação, Profissionalidade, Ser Docente.
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