SATISFAÇÃO COM OS SERVIÇOS DOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

  • Vagner Marins Barcelos Centro Universitário Anhanguera de Niterói
  • Enéas Rangel Teixeira Universidade Federal Fluminense do Mestrado e Doutorado da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa
  • Karla Camila Correia da Silva Faculdade Guaraí- FAG
  • Reobbe Aguiar Pereira Faculdade Guaraí-FAG
  • Glaucya Wanderley Santos Markus Faculdade Guaraí- FAG
Palavras-chave: : Saúde mental. Serviços Comunitários de saúde mental. Avaliação de serviços de saúde

Resumo

A pesquisa tem como objetivo em identificar na literatura científica a satisfação dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial. Este é um estudo de pesquisa de revisão integrativa da literatura com buscas nas bases de dados Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysisand Retrieval System Online (MEDLINE) e na Base de dados em enfermagem (BDENF). Foram obtidos 64 artigos do refinamento das buscas a partir da combinação dos três descritores. Após retirada dos duplicados e leitura crítica dos estudos, selecionou-se quatro estudos para compor a revisão e da análise temática emergiram duas categorias temáticas: Avaliação dos Serviços e Fragilidades dos Serviços saúde mental. A avaliação da satisfação com os serviços de saúde mental representa um dos pilares para continuidade e sucesso da terapêutica e logo, deve ser realizada ativamente nos serviços de saúde mental.

Biografia do Autor

Vagner Marins Barcelos, Centro Universitário Anhanguera de Niterói

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense - UFF.

Enéas Rangel Teixeira, Universidade Federal Fluminense do Mestrado e Doutorado da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa

Enfermeiro. Mestre e doutor em Enfermagem.

Karla Camila Correia da Silva, Faculdade Guaraí- FAG

Fisioterapeuta. Mestra em Bioengenharia com Ênfase em Saúde.

Glaucya Wanderley Santos Markus, Faculdade Guaraí- FAG

Enfermeira. Mestra em Bioengenharia com Ênfase em Saúde. 

Referências

ABRAHÃO, A. L; AZEVEDO, F.F.M; GOMES, M.P.C. A produção do conhecimento em saúde mental e o processo de trabalho no Centro de Atenção Psicossocial. Trabalho, Educação e Saúde. 2017; 15(1), 55-71.

BANDEIRA, M; CALZAVARA, M.G.P; COSTA, C.S; CESARI, L. Avaliação de serviços de saúde mental: adaptação transcultural de uma medida da percepção dos usuários sobre os resultados do tratamento. J Bras Psiquiatr. 2009, 58(2):107-114.

EMERICH, F; ONOCKO-CAMPOS, R. Formação para o trabalho em Saúde Mental: reflexões a partir das concepções de Sujeito, Coletivo e Instituição. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2019; v. 23, e170521.

FERREIRA, J.T; MESQUITA, N.N.M; SILVA, T.A; SILVA, V.F; LUCAS, W.J; BATISTA, E.C. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): uma instituição de referência no atendimento à saúde mental. Rev Saberes. 2016;4(1):72-86.

GUIMARÃES, J.M.X; JORGE, M.S.B; ASSIS, M.M.A. (Dis) satisfactionwith mental healthcare work: a study in PsychosocialCare Centers. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2011; 16(4): 2145-54.

KANTORSKI, L.P; COIMBRA, V.C.C; SILVA, E.N.F; GUEDES, A.C.G; CORTES, J.M; SANTOS, F., et al. Qualitative assessment oftheenvironment in a PsychosocialCare Center. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2011;16(4):2059-66.

OLIVEIRA, M.A.F; CESTARI, T.Y; PEREIRA, M.O; PINHO, P.H; GONÇALVES, R.M.D; CLARO, H.G., et al. Assessment procedures of mental healthservices: anintegrative review. Saúde debate [Internet]. 2014; 38(101):368-78.

ONOCKO-CAMPOS, R; FURTADO, J.P; TRAPÉ, T.L; EMERICH, B.F; SURJUS, L.T.L.S. Indicadores para avaliação dos Centros de Atenção Psicossocial tipo III: resultados de um desenho participativo. Saúde Debate. 2017; 41 (esp) 71 - 83.

SOUZA, M.T; SILVA, M.D; CARVALHO, R. Integrative review: whatis it? Howto do it? Einstein [Internet]. 2010;8(1 Pt 1):102-6.
Publicado
2022-02-04
Seção
Artigos