A PRÁTICA PEDAGÓGICA ASSOCIADA ÀS ATIVIDADES DISCIPLINARES NO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR – UNIDADE II EM PALMAS - TO

Palavras-chave: Registros, Prática pedagógica, Disciplina, Família, Colégio Militar.

Resumo

O presente trabalho disserta sobre a prática pedagógica associada às atividades disciplinares no Colégio da Polícia Militar do Estado do Tocantins (CPM) – Unidade II em Palmas - TO. Para isso, faz apanhado acerca da educação como base legal e as influências da disciplina e da família no processo de ensino e aprendizagem. Tem como objetivo analisar como é desenvolvido o fazer pedagógico em consonância com a disciplina empregada no Ensino Médio do CPM-II. A metodologia utilizada é fundamentada no regimento, manual, projetos desenvolvidos e registros da rotina escolar dos estudantes. Os resultados apresentados constataram que as coordenações pedagógica e disciplinar atuam no colégio em concomitância e incentivam o desenvolvimento do aluno e promovem a proximidade entre família, aluno e comunidade.

Biografia do Autor

Nerci Maria Rezende, Faculdade ITOP

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará, Especialista em Docência do Ensino Superior (UFT), Especialista em Gestão Escolar (UFT) e Especialista em Coordenação do Trabalho Pedagógico (UFT), Professora da Rede Municipal de Ensino e do Curso de Pedagogia da Faculdade ITOP em Palmas – TO

Referências

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Tradução de Dora Flaksman – 2ª ed. – Rio de Janeiro: LTC, 2006.
CPM, Colégio da Polícia Militar. Projeto Político Pedagógico. Palmas. 2016.
CPM, Colégio da Polícia Militar. Manual do Aluno. Palmas. 2017.
CPM, Colégio da Polícia Militar. Regimento Disciplinar. Palmas. 2017.
FARIA, Ernesto. Dicionário Latino – Português. Rio de Janeiro: Itatiaia, 2001.
GARCIA, Pedro Benjamim. Paradigmas em Crise e a Educação. In: Brandão, Zaia (org.). A Crise dos Paradigmas e a Educação. (Coleção Questão da Nossa Época) 9ª edição. São Paulo: Cortez, 2005.
GOUVEIA, Marcelo. Colégios Militares: uns querem, outros não. Entenda os porquês. Jornal Opção, Goiânia, 25 de jul. de 2015. Disponível em: https://www.jornalopcao.com.br/reportagens/colegios-militares-uns-querem-outros-nao-entenda-os-porques-41217/. Acesso em: 13 de jul. de 2020.
HOUAISS, Antônio. Minidicionário Houaiss de Língua Portuguesa. 3ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB.
SAYÃO, Rosely; GROPPA, Julio Aquino. Em Defesa da Escola. São Paulo: Papirus, 2004.
SALVA, Sueli. Narrativas da Vivência Juvenil Feminina: histórias e poéticas produzidas por jovens de periferia urbana de Porto Alegre: UFRGS, 392P. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação: Porto Alegre, 2008.
SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008.
________Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9ª ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
SPOSITO, Marília. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre juventude e escola no Brasil. In: ABRAMO, Helena e BRANCO, Pedro Paulo (orgs.). Retratos da Juventude Brasileira. Análise de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo: 2005. p. 87-127.
TOCANTINS (estado), Resolução nº 65 de 12 de abril de 2013. Aprova a mudança de denominação do Centro de Ensino Médio de Palmas para Colégio Militar da Polícia Militar do Estado do Tocantins, Palmas, Capital. Disponível em: http://www.buscaoficial.com/c/diario/cD6AcndCo/ Acesso: 01 jan 2017.
TOMAZETTI ET AL, Elisete Medianeira. Os Sentidos do Ensino Médio: olhares juvenis sobre a escola contemporânea. São Leopoldo: Oikos, 2012.
Publicado
2021-06-09