O ESTADO DA ARTE SOBRE A LUDICIDADE NAS EXPERIENCIAS PEDAGOGICAS DE EDUCADORES INFANTIS

  • Dania Rafaela Ferreira Carvalho 98996193240
  • Rita Maria Sousa Franco Universidade federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0003-0252-146X
  • Joselma Santos Viana Universidade federal do Maranhão
Palavras-chave: ludicidade, experiências pedagógicas, educadores infantis.

Resumo

Este artigo tem como objetivo a construção do estado da arte em relação ao objeto da pesquisa, ludicidade e prática pedagógica, no qual se propõem a estudar as ações lúdicas nas experiências pedagógicas dos educadores infantis e como essas ações influenciam na aprendizagem e desenvolvimento pleno das crianças. Iniciamos com um levantamento de dissertações e teses no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES e a partir dos descritores: experiência lúdica, prática de ensino, educação infantil selecionamos 33 trabalhos entre dissertações e teses que mais contemplavam nosso objeto de pesquisa. A partir dessa investigação detalhada verificou-se que os temas todos fazerem referência ao uso da ludicidade na educação infantil, a metodologia predominante foi a qualitativa, as coletas de dados que mais se destacaram foram à entrevista semiestruturada, o questionário aberto, a análise autobiográfica, histórias de vidas, análise documental, diário de campo, vídeo e gravações. E como abordagem metodológica os trabalhos apresentaram a etnografia, o estudo de caso, a pesquisa de campo.

 

Palavras- Chave: ludicidade, experiências pedagógicas, educadores infantis.

Biografia do Autor

Rita Maria Sousa Franco, Universidade federal do Maranhão

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Gestão de ensino da Educação Básica . Especialização em Docência na Educação Infantil (2017). Especialização em Informatica Educacional (2001). Especialização em Supervisão Educacional (2001).Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1996). menbra do Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância e docência - GEPEID; Grupo de Pesquisa Currículo da Educação Básica - GPCEB. Atualmente é Especialista em Educação - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS. Tem experiência na área de Educação Infantil, Currículo, história da Educação e outros.

Joselma Santos Viana, Universidade federal do Maranhão

Joselma Santos Viana, Natural de São Luís/MA. Especialista em Ensino da Educação Infantil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2017). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2014); Especialista em Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2017). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA ( 2016). Pedagoga/Professora da Educação Infantil nos Municípios de São Luís/MA e Rosário/MA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa, Educação, Infância e Docência - GEPEID / UFMA.

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Publicado
2021-06-09