O ESTADO DA ARTE SOBRE A LUDICIDADE NAS EXPERIENCIAS PEDAGOGICAS DE EDUCADORES INFANTIS
Resumo
Este artigo tem como objetivo a construção do estado da arte em relação ao objeto da pesquisa, ludicidade e prática pedagógica, no qual se propõem a estudar as ações lúdicas nas experiências pedagógicas dos educadores infantis e como essas ações influenciam na aprendizagem e desenvolvimento pleno das crianças. Iniciamos com um levantamento de dissertações e teses no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES e a partir dos descritores: experiência lúdica, prática de ensino, educação infantil selecionamos 33 trabalhos entre dissertações e teses que mais contemplavam nosso objeto de pesquisa. A partir dessa investigação detalhada verificou-se que os temas todos fazerem referência ao uso da ludicidade na educação infantil, a metodologia predominante foi a qualitativa, as coletas de dados que mais se destacaram foram à entrevista semiestruturada, o questionário aberto, a análise autobiográfica, histórias de vidas, análise documental, diário de campo, vídeo e gravações. E como abordagem metodológica os trabalhos apresentaram a etnografia, o estudo de caso, a pesquisa de campo.
Palavras- Chave: ludicidade, experiências pedagógicas, educadores infantis.
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