A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NAS METAS COLETIVAS DA FACULDADE ITOP
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo conhecer o clima organizacional no Instituto Tocantinense de Pós-Graduação - ITOP. Foi realizada na faculdade ITOP uma pesquisa sobre o clima organizar. Em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Em segundo momento foi aplicado um questionário contendo 15 perguntas fechadas aos colaboradores acessíveis a pesquisa, em uma amostra de oito colaboradores no total. Em seguida foi realizado a tabulação dos dados manualmente e a utilização do programa Excel para confecção dos gráficos. Os colaboradores apresentam em sua maioria idade entre 18 e 34 anos, em sua maioria do sexo feminino, com uma renda entre 1 a 3 salários mínimos, e com um maior que 37 meses. O relacionamento entre os colaboradores apresentados como bom e ótimo (75%), e o mesmo valor quanto a classificação do ambiente de trabalho que e agradável e muito agradável. Todos os colaboradores concordam que o relacionamento entre eles influencia na produtividade da organização e que a organização propõe o trabalho em equipe. E a organização propõe com frequência o trabalho em equipe. Segundo os colaboradores com 75%, a organização se preocupa com o clima organizacional entre eles. Estes 62%, consideram amigos fora da organização. Assim como oportunidade de crescimento na organização, como um dos fatores que motivo de trabalho na Faculdade.
Referências
BISPO, C.A.F. Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prod/v16n2/06.pdf>. Acesso em: 30 out. 2014.
CAMPELLO, M.L.C.; OLIVEIRA, J.S.G. Clima organizacional no desempenho das empresas, Bauru. 2008. Disponível em:
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003
CODA, R. Estudo sobre clima organizacional traz contribuição para aperfeiçoamento de pesquisa na área de RH. São Paulo: IA-USP, 1993.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
LACOMBE, F.J.M. Recursos Humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.
LACOMBE, F.J.M.; HEILBORN, G.L.J. Administração: princípios e tendências. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2006.
LUZ, R. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
MAXIMIANO, A.C.A. Fundamentos de Administração. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2012.
MAXIMIANO, A.C.A. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas 2007.
ROBBINS, S.P. Comportamento organizacional. 14 ed. São Paulo: Pearson Prentice hall, 2011.
VERGARA, S.C. Projetos e relatório de pesquisa em administração. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.