AS TICS E A EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS SUPERIORES DA ÁREA DE COMPUTAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

Palavras-chave: EVASÃO, EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADES, COMPUTAÇÃO

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar a taxa de evasão dos cursos superiores da área de computação ofertados nas instituições públicas federais da cidade de Palmas no período de 2015 à 2019. A metodologia é de natureza quanti-quali, de ordem bibliográfica e documental. Por meio da pesquisa foi possível verificar a taxa de evasão em dois cursos de instituições públicas federais, em um dos cursos a média da taxa de evasão é de 51,46% no período de 2015 à 2019. Já no segundo curso analisado a média da taxa de evasão anual é 27,08%. Foram encontrados na literatura diversas fórmulas para calcular a taxa de evasão anual de um curso superior.

Biografia do Autor

Antoniel de Souza Alves, Faculdade ITOP

Licenciado em Filosofia pela Faculdade Evangélica do Meio Norte (FAEME, 2008). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade ITOP

Ilda Neta Silva de Almeida, Faculdade ITOP

Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Aphonsiano de Ensino Superior (2006). Especialização em Docência Universitária, pela Faculdade Araguaia (2008). Especialização em Sociologia e Educação, pelo Instituto Aphonsiano de Ensino Superior (2009). Especialização em Docência da Educação Infantil e Anos Iniciais, pelo Instituto Pró-Minas (2018-2020). Especialização em Processos Educacionais Inovadores e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (2017-2019). Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Itop (2010- atual), Coordenadora Pedagógica em Palmas-TO

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Publicado
2021-06-09