A IMPORTÂNCIA A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS

  • MATHEUS DIAS ARAUJO LEMOS UFMA
Palavras-chave: Família, formação, participação, criança.

Resumo

O presente artigo, objetiva estudar a importância da família contemporânea nas relações de ensino aprendizagem da criança. Para se produzir este trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica; de cunho qualitativo sob a abordagem epistemológica de Ariès (1981). O estudo baseou-se na análise de referenciais teóricos, utilizando como aporte de análise o contexto histórico-social e sua influência para a relação família-educando, as várias formas de organização familiar e a inserção da criança nesse cenário, as contribuições das pedagogias da infância, dentre outros, fundamentadas nos estudos de Ariès (1981), Pires (2009), Osório(1996), Froebel, (1899,1912) dentre outros. Além disso, faz-se ainda uma rápida contextualização da linha cronológica, em que ocorreram as transformações nas estruturas familiares conforme os variados contextos histórico-sociais em que esteve inserida e, como essas mutações influenciaram na óptica que as famílias e a sociedade passaram a fazer dos pequenos. Como foco maior do estudo, comenta-se sobre a relevância da participação familiar não só no ato de educar, mas também na formação do saber de seus filhos, quando esta orienta os infantes nos afazeres escolares e mantém uma relação de reciprocidade com a escola. Analisa-se também, as significativas influências que a mais antiga instituição social exerce na formação e no desenvolvimento da criança e do adolescente. Somado a isso, objetivou-se explanar de forma clara e concisa acerca da importância e necessidade da participação familiar na construção do indivíduo ético e moral.

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Publicado
2021-06-09