A CONCEPÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavras-chave: Processo investigativo, formação de professores, formação docente, estado da arte, ensino de Física.

Resumo

A Resolução de Problemas é uma possibilidade metodológica que pode favorecer a aprendizagem, desenvolver habilidades investigativas e conferir novo sentido as aulas, inclusive as de Física. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa, que compõe a dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFU, é analisar as possíveis contribuições científicas e metodológicas, propostas pelos autores do SNEF, para o Ensino da Física em relação à Resolução de Problemas. Para melhor situar o contexto desta pesquisa, realizou uma breve discussão sobre as diferentes concepções da Resolução de Problemas. Partindo da concepção metodológica da Resolução de Problemas, foi realizada uma pesquisa do tipo Estado da Arte, visando selecionar trabalhos com esta temática. Delimitou-se, como alvo desta pesquisa, os trabalhos de comunicação oral e de pôsteres, publicados no SNEF, de 2015 a 2019, por se tratar de um evento relevante para graduados, mestres, doutores, professores, graduandos, mestrandos e doutorandos em Física ou áreas afim. Selecionou-se, por meio de uma busca criteriosa com o auxílio de palavras-chave e pela leitura dos resumos e dos trabalhos completos, dez trabalhos, os quais foram submetidos a análise. Para isso elaborou-se três eixos norteadores, são eles: (1) a composição do cenário de investigação; (2) características do processo metodológico da Resolução de Problemas; e (3) as contribuições da Resolução de Problemas para o processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se que o SNEF é um instrumento que contribui para a formação continuada de professores, embora destacou-se alguns pontos de possíveis melhorias.

Biografia do Autor

Vlademir Marim, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Bacharel e Licenciado em Matemática, Pedagogo, Psicopedagogo, mestre e doutor em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Desenvolve projeto de Pós-Doutoral na Universidad Autonoma de Madrid, na área de Políticas Públicas de Formação Docente. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia-MG, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP - curso de Matemática. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática- PPGECM/UFU- Mestrado Profissional. Autor dos livros intitulados: Educação Matemática: contextos e práticas docentes (editora Átomo & Alínea) e O ensino médio que se reinventa (Editora Paco).Coordena o Estágio Supervisionado do curso de Matemática e participa das Comissões da Biblioteca, Estágio Supervisionado e colegiado do curso de Matemática. Coordenador de Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Autor da Coleção Saber Matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental publicada pela editora FTD (PNLD/2013). Orienta alunos do Programa de Iniciação Científica do Ensino Médio (2014/2016). Orienta alunos de Iniciação Científica vinculados à FAPEMIG (2015/2016).

Leonardo Batista Neto, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Física na modalidade Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), aluno da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da mesma instituição. Possui experiência em Ensino de Física, nos temas de espaços não-formais de educação, museus de ciências, ensino de Física a partir da Resolução de Problemas. Atua como professor da Educação Básica, lecionando Física e Matemática para o Ensino Fundamental e Médio.

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Publicado
2021-06-09